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O Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) se solidariza com os familiares e amigos do Sr. Ruddy José Nodari, que faleceu hoje, dia 07 de julho de 2020, aos 90 anos, em Joaçaba.

Ruddy Nodari é ex-prefeito de Herval d’Oeste e uma figura importante na história do CBMSC, já que foi um dos responsáveis pela instalação de uma unidade bombeiro militar na cidade, no ano de 1980, durante seu mandato.

 

 

 

Nodari também foi presidente da Federação Catarinense de Bombeiros (Fecabom), articulador de muitas demandas do CBMSC, se tornando uma personalidade de destaque, inclusive no processo de emancipação da corporação, em 2003.

Nossas respeitosas e valorosas continências, além dos mais sinceros agradecimentos por toda a contribuição ao povo catarinense e, em especial, ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Coronel BM Charles Alexandre Vieira
Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Na última quinta-feira, 02, data em que é comemorado o Dia Nacional do Bombeiro Militar, a 2ª Companhia de Bombeiros Militar, com sede em Içara, recebeu da Prefeitura Municipal novos equipamentos de combate a incêndios, salvamento em altura e de proteção individual (EPI).

 

Segundo o comandante da Cia, capitão Renan Fernandes, a entrega foi feita de maneira simbólica, respeitando as normas de distanciamento e higiene necessárias. “Os equipamentos chegaram para auxiliar e melhorar os atendimentos em Içara e região, além dos bombeiros militares e comunitários, a população também será beneficiada”, enfatizou.


Créditos:
Texto: Manuela Silva
Fotos: Manuela Silva
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

O jovem foi encontrado por volta das 11h desta sexta-feira, 03. Segundo testemunhas, a vítima se desequilibrou tentando passar entre as embarcações no Estaleiro Laelio Santos, quando caiu no Rio Itajaí-Açu e desapareceu.

O homem, natural de Camocim, no Ceará, integrava a tripulação de uma embarcação que estava atracada no estaleiro. O acidente ocorreu por volta das 18h45mim de ontem, 02. Após mais de duas horas de busca, a equipe de mergulho do Corpo de Bombeiros Militar o localizou a cerca de 150 metros de onde desapareceu, em quase 5 metros de profundidade. O corpo foi deixado aos cuidados do Instituto Médico Legal (IML).


Créditos:
Texto: B5 do 7ºBBM
Fotos: B5 do 7ºBBM
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

No quarto dia de buscas por um homem em Brusque - que estava desaparecido após cair de uma ponte pênsil durante a passagem do ciclone extratropical Bomba - o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) o encontrou, na manhã deste sábado, 04, sem vida.

O corpo da vítima, de 28 anos, foi avistado no rio Itajaí Mirim, preso em galhos, cerca de 700 metros de onde aconteceu o acidente.

Sobre as buscas

O CBMSC empregou mergulhadores, além de dois binômios, dupla entre bombeiro militar e cão de busca, formado pelo sargento Jacques Romão e o cão Bravo, de Blumenau, além do cabo Carlos de Souza e a cadela Zaara de Brusque, para a realização destas buscas.

O corpo foi encontrado por volta das 9h45min.

Vítimas do ciclone

Com isto, agora são 10 óbitos contabilizados pelo CBMSC por conta do ciclone e segue uma vítima desaparecida, na cidade de Canelinha.

O CBMSC segue com as buscas no Rio Tijucas, com duas equipes, uma de mergulhadores em busca subaquática e outra com busca superficial.

Créditos:
Texto: Melina Cauduro - Jornalista
Fotos: Divulgação/CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

No dia 22 de junho de 2020, a equipe da Diretoria de Segurança Contra Incêndio e Pânico (DSCI) estiveram no município de Balneário Camboriú em visita técnica ao edifício mais alto do Brasil. Na oportunidade os engenheiros apresentaram as soluções de segurança contra incêndio adotadas no imóvel. A edificação conta com uma escada pressurizada que impede a entrada de fumaça em sua caixa por meio da diferença de pressão produzida por seus ventiladores. Dimensionados para captar ar limpo e fresco da rua, a nível do piso do passeio público, e expelir no interior da escada, garantem uma rota de fuga segura aos usuários do imóvel em caso de incêndio.

Como destaque o imóvel conta com uma avançada central de monitoramento automatizada capaz controlar e registrar o acionamento dos sistema de segurança contra incêndio entre eles o alarme de incêndio, a detecção automática de incêndio, a desenfumagem, a pressurização das escadas entre outros. A edificação conta com chuveiro automático para combate a incêndio (sprinkler) instalado em todos os ambientes. Na ocasião foi realizado o teste do sprinkler com a simulação de um incêndio o qual provocou a elevação da temperatura próximo ao bico e por consequência o acionamento do bico debelando completamente as chamas em menos de um minuto. 

A DSCI tem por objetivo criar mecanismos de proteção aos usuários das edificações, implementando sistemas de segurança que permitam o abandono da edificação com segurança e que possibilitem maior capacidade de eficiência no combate aos incêndios em edifícios altos, que cada ano se tornam mais altos e mais complexos.

 

Créditos:
Texto: Diretoria de Segurança Contra Incêndio e Pânico (DSCI)
Fotos: Divulgação/CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

 

Na tarde desta quinta-feira, 02, o Estado, por meio do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e a Companhia de Geração e Transmissão de Energia Elétrica do Sul do Brasil (Eletrobras CGT Eletrosul), firmaram um acordo de cooperação técnica para o uso compartilhado de infraestruturas, com o intuito de implementar o sistema de radiocomunicação digital do CBMSC.



Este acordo, que não terá qualquer ônus para o Estado de Santa Catarina, permitirá o uso de infraestruturas de telecomunicação, compreendendo espaços físicos para a instalação e manutenção de equipamentos de radiocomunicação digital e VHF, que irão aprimorar os atendimentos do CBMSC.

A assinatura dos documentos aconteceu na sede da Eletrobras CGT Eletrosul, com a presença do Comandante-Geral do CBMSC, coronel Charles Alexandre Vieira, e o diretor presidente da Eletrobras CGT Eletrosul, Antonio Carlos Nascimento Krieger. A vigência do acordo é de 60 meses, que poderão ser prorrogados.

“Esta ação é muito importante para o CBMSC e para a segurança pública de Santa Catarina. Iremos evitar um grande gasto público, graças ao apoio da Eletrobras CGT Eletrosul, e vamos melhorar ainda mais o serviço prestado aos cidadãos”, exalta o Comandante-Geral.

A Eletrobras CGT Eletrosul permitirá a instalação pelo CBMSC de todo material necessário para que os sistemas operem e o CBMSC respeitará a capacidade de carga das torres e as orientações técnicas da companhia.
Serão responsáveis por esta parceria a Divisão de Tecnologia da Informação (DITi) e a Diretoria de Logística e Finanças (DLF), do CBMSC e o Departamento de Automação, Proteção e Telemática, bem como a Divisão de Engenharia e Operação de Telecomunicação da Eletrobras CGT Eletrosul.

Créditos:
Texto: Melina Cauduro - Jornalista
Fotos: Divulgação/CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Entre os dias 30 de junho e 01 de julho, que marcaram a passagem do ciclone extratropical “Bomba” pelo estado, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina registrou 4.935 chamadas pelo telefone 193.



Embora os sistemas tenham ficado instáveis em todas as regiões, seja por falta de luz ou de sinal de telefonia, estas chamadas foram registradas nas centrais, não contando as que foram realizadas pelos telefones fixos de cada cidade e também os celulares que foram disponibilizados para atendimento nesta situação.

Foram priorizados os atendimentos presenciais das emergências que traziam risco à vida, e, com isto mais de 1900 ocorrências tiveram o deslocamento das 427 viaturas empenhadas. As outras demandas foram atendidas com a orientação via telefone.

Nestes dois dias 1.705 bombeiros militares foram empregados, além de 828 bombeiros comunitários. Em duas regiões foi necessária a atuação das Forças-Tarefas 14, em Xanxerê e 13, em Tijucas, que contou ainda com reforço do binômio (bombeiro militar e cão de busca) Cabo Carlos de Souza e Zaara.

Orientações

Em caso de emergência a primeira recomendação é que as pessoas que precisam de auxílio mantenham a calma e utilizem o canal de comunicação com o CBMSC para as ocorrências que possam trazer risco à vida.

É importante reforçar que uma chamada sem necessidade pode evitar a ligação de alguém que realmente está precisando.



Cuidados pós ciclone

É preciso ter cuidado, mesmo após o ciclone, para evitar novas ocorrências, por isso é indicado para que a população não suba em telhados que estejam molhados, em árvores ou locais que estejam instáveis.

Nos casos de destelhamento a recomendação é que as pessoas não tentem subir em móveis, escadas ou no próprio telhado, para colocação de lonas, sem o equipamento de proteção individual, para atuação em altura. Uma opção mais segura é proteger os móveis com as lonas, ou criar uma proteção interna.

Não tente reparar a rede elétrica por conta própria, chame um técnico, especialista no assunto.

Cortes de árvore:

O CBMSC realiza o procedimento de retirada de árvores quando estão interditando vias públicas ou quando há risco para uma residência. Nestes casos acione o 193, caso não se enquadre nestas situações, deve ser acionado um serviço particular.

 

Créditos:
Texto: Melina Cauduro - Jornalista
Fotos: Divulgação/CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Todos os anos, no dia 02 de julho, comemoramos o Dia Nacional do Bombeiro. Diante de uma data histórica e tão relevante, não poderia deixar de parabenizar todos os Bombeiros Militares, Comunitários e Guarda-Vidas Civis que juntos enaltecem o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina.

Pelas circunstâncias que uma pandemia mundial nos impôs, neste ano nossas ações serão bem diferentes. A "Semana de Prevenção a Incêndios" ocorrerá, ao contrário de outros tempos, de forma virtual; não estaremos nas ruas com a tradicional operação “Alerta Vermelho”; e não teremos cumprimentos ou confraternizações. Entretanto, e como sempre, estaremos todos juntos!

É meu dever externar os mais sinceros agradecimentos. Agradecer os esforços, a entrega, a dedicação de todos os bombeiros e bombeiras que seguem firmes no propósito de salvaguardar vidas alheias, mesmo com os riscos impostos às suas próprias vidas.

Nesta semana em especial, entre o enfrentamento à pandemia e à ocorrência de eventos meteorológicos provocados por um ciclone extratropical, a união demonstrada por nossos profissionais vem sendo fundamental para a manutenção da segurança da população. Quando uso a expressão “juntos somos mais fortes” almejo retratar exatamente essa união de esforços; a soma de empenhos para garantir a qualidade dos serviços prestados, levar esperança a toda sociedade e realizar as nossas missões com honra e galhardia.

Neste dia 02 de julho, dia nacional do bombeiro, que possamos refletir e ter orgulho da farda que diuturnamente vestimos; que tenhamos sempre confiança nos nossos pares; e que ao sair das nossas casas, mesmo com o risco das nossas próprias vidas, para salvar vidas, atuemos com garra e vontade de fazer o melhor, todos os dias.

É uma satisfação comandar esta corporação.

Com as valorosas continências a todos,

Coronel BM Charles Alexandre Vieira
Comandante-Geral do CBMSC

Foi finalizada a implantação do E-Bombeiro Web após mais de três anos desde a sua primeira versão, maio de 2017. Desde quarta-feira, 24/06, não há mais utilização da versão antiga do sistema de atendimento e despacho de emergências (“client”) no Estado, assim, o “E-Bombeiro Web”, que passa a se chamar “E-Bombeiro”, foi completamente implantado!

O projeto, despendeu muitos esforços do time da Divisão de Tecnologia da Informação (DiTI) com suporte, sustentação, gestão de ambiente, estudo de novas tecnologias e treinamento ao usuário final. Somente “Cursos de Atendentes de Centrais de Emergência” foram quase uma dezena de realizações, em diversas regiões do Estado, isso sem considerar as instruções em cursos de formação e aperfeiçoamento.

Quase uma dezena de realizações do Curso de Atendente de Central de Emergência realizados em todo o Estado

Todo esse trabalho da DiTI, empregado em um projeto de quase meia década, promove grande avanço para o CBMSC e para o Brasil, tendo em vista que outras corporações bombeiro militares, como CBMRS, também utilizam a ferramenta. E que, em virtude da adoção de plataforma de compartilhamento de código “software livre”, podem trabalhar em conjunto na melhoria do sistema, mesmo a milhares de quilômetros de distância.


O sistema que possui tecnologia de ponta, com arquitetura tecnológica nas últimas versões disponíveis, é “full-stack JavaScript”, o que significa que com uma única linguagem de programação o desenvolvedor consegue fazer a sustentação e evolução do produto, reduzindo a curva de aprendizagem e, consequentemente, o custo. Além disso, a tecnologia moderna traz segurança, estabilidade e abre caminho para o CBMSC continuar crescendo!
Como o sistema não é mais “desktop/client”, não há mais a necessidade de, em atualizações, fazer nova instalação em cada um dos computadores, um a um. Ou seja, uma atualização feita, já reflete para todos os seus usuários: menor custo de instalação e evoluções mais rápidas.

Em gestão de ambientes de TI, o sistema foi instalado com “high availability”, isso significa que o possui três servidores (nós) funcionando simultaneamente, assim, em caso de sobrecarga de utilização ou falha de um dos servidores outro já assume instantaneamente em seu lugar, sem nem mesmo o usuário perceber.

Entre diversos outros avanços, o projeto também possui um ambiente somente para testes, assim, o usuário e a equipe técnica pode experimentar novos recursos e alterações antes de enviar ao ambiente de produção.

Servidor somente para testes de novas funcionalidades

O sistema conta com inúmeras funcionalidades inovadoras e importantes, como o “autocompletar endereços e pontos de referências”, utilizando o recente contrato que a Divisão de Tecnologia da Informação “realizou com o Google”.

Com poucas letras digitadas, o atendente consegue obter o endereço completo da emergência garantindo mais velocidade ao atendimento, maior precisão no deslocamento e chegada à ocorrência, não havendo mais necessidade do efetivo manter uma base de endereços própria, o que dispende grande recurso humano.

Busca de endereço completo com poucas letras digitadas

Além da DiTI entregar o produto (software), no encerramento deste projeto, também inovamos entregando uma nova forma de suporte aos atendentes de centrais de emergência bombeiro militares e aos oficiais gestores da atividade do Estado.

Plantão 24/7 aos atendentes de centrais de emergência via chat

Agora, a nossa equipe está disponível 24/7, não somente via ligação telefônica, como também via o novo grupo de mensagens. Assim, os atendentes podem dar continuidade aos atendimentos às ligações de emergências enquanto solicitam auxílio à equipe técnica, podendo ter um apoio mais rápido com o envio de fotos, vídeos, áudios, etc., sem influenciar a qualidade do atendimento à população.


Parabéns a todos os envolvidos, parabéns ao CBMSC!

DiTI – Tecnologia, para nós, para todos!

 

Créditos:
Texto: Divisão de Tecnologia da Informação
Fotos: Divulgação/CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

No intuito de garantir a segurança dos profissionais e da população, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), desde o início da operação, vem adotando as medidas de controle e de prevenção aos casos do novo coronavírus.

Desde o primeiro decreto emitido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, em março, a corporação modificou a rotina das equipes de plantão, bem como o expediente, criando uma reserva técnica, com profissionais na modalidade home office, que poderá ser acionada para caso algum bombeiro precise ser substituído. O atendimento administrativo ao público externo foi restringido, de acordo com as normas de segurança, para evitar as aglomerações nos quartéis.
Outra ação foi o afastamento daqueles profissionais que pertencem ao grupo de risco, para trabalho remoto.


“A principal intenção é garantir a segurança dos nossos profissionais e da população, para que jamais fique desassistida. Todas as decisões tomadas pelo Comando-Geral, por meio de ordens e procedimentos internos expedidos, seguem as determinações dos decretos do governador do Estado, bem como as situações municipais pontuais, como, por exemplo, o caso de Florianópolis nos próximos 14 dias”, exalta o comandante-geral do CBMSC, coronel Charles Alexandre Vieira.

Procedimentos

A corporação adotou normativas internas, alinhadas com o Centro de Operações de Emergências em Saúde (COES) e Secretaria de Estado da Saúde (SES), atualizadas frequentemente, que regem os procedimentos adotados, a última versão é do dia 25 de junho. Neste documento são apontadas todas as medidas para mitigação dos riscos decorrentes da doença.


Foram estipuladas regras de assepsia na entrada e permanência nos serviços presenciais nos quartéis, bem como está vedada a estadia de profissionais que não estejam em serviço.

Em todos os quartéis foram providenciados álcool em gel; controle de limpeza e higienização constantes de dependências e superfícies tocados com frequência; ventilação das unidades; medidas de conscientização e fiscalização. Nos locais em que há o retorno de atendimentos presenciais, estes são realizados apenas com hora marcada.

A equipe de Comunicação Social da corporação também criou uma série de vídeos e materiais de conscientização para os públicos interno e externo, para difundir as formas de prevenção.


Testes


Entre as determinações constam as questões dos testes e dos suspeitos de infecção, que seguem como parâmetro os protocolos das Secretarias de Estado da Saúde (SES) e Administração (SEA).

As pessoas com suspeitas da doença devem comunicar aos gestores diretos, procurar uma unidade de saúde e caso haja a indicação realizar o teste. Imediatamente será comunicada a situação à Divisão de Saúde e Promoção Social (DiSPS) do CBMSC. O militar será colocado em isolamento social.

No CBMSC foi realizado um treinamento com a Divisão de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SES) para a aplicação de testes com a coordenação do Major Henrique Piovezan, médico de formação. Os testes são coletados apenas por bombeiros militares devidamente treinados, instrutores de Atendimento Pré-Hospitalar ou das áreas de formação de enfermagem, bioquímica, biomedicina, biologia ou medicina.

Podem ser coletados dois tipos de testes: Biologia Molecular pela metodologia RT-PCR, entre o 1º e 7º dia de sintomas e que é enviado para análise específica em laboratório. Ou ainda os testes rápidos para SARS-CoV-2 (TR-SARS-CoV-2), que indicam a presença de anticorpos produzidos em resposta à infecção viral, que devem ser aplicados a partir do 8º dia depois do início dos sintomas e que é realizado após o afastamento do profissional por 7 dias.

A triagem inicial para a realização dos testes engloba os bombeiros militares e colaboradores sintomáticos, ou seja, que apresentam dois ou mais sintomas clínicos. Os assintomáticos – sem apresentação de sintomas clínicos, porém caso tenham tido contato direto com um caso de COVID-19 positivo, por meio de contato físico sem os devidos cuidados de distanciamento e proteção individual.

Os testes rápidos também podem ser aplicados em bombeiros das equipes de serviço que não estejam envolvidos em atendimento direto a paciente de COVID-19, mas que apresentem os sintomas; equipes da reserva operacional – presencial ou em home office, que apresentarem os sintomas e estejam afastados das atividades ou ainda quando for estratégico, por questão de suspeita de contágio.

Resultados


Em caso positivo para o novo coronavírus os bombeiros continuam afastados da função até a resolução completa dos sintomas e retornarão após avaliação do quadro clínico, por um médico. Para a segurança de todos, os documentos comprobatórios são encaminhados por meio digital.
Já nos casos negativos, os profissionais retornam ao trabalho apenas se estiverem assintomáticos após mais de 48h e avaliação médica.


Atendimentos aos cidadãos


Além de todos os cuidados apontados, outra medida está relacionada aos procedimentos de atendimento às vítimas com suspeitas de Covid-19, que englobam a paramentação padrão com equipamentos de proteção individual (EPI), e, antes de qualquer procedimento, a concessão de máscara e álcool em gel aos pacientes, evitando qualquer tipo de contato.


Ao retornarem aos quartéis além do descarte correto de todo o EPI, é realizada uma rigorosa higienização nos equipamentos e viaturas utilizados.
“Nós contamos também com o bom senso da população, que ao ligar para o telefone 193 nos informe se a vítima possui algum sintoma que possa ser de coronavírus, para que as equipes saiam preparadas, garantindo a segurança e um atendimento rápido”, reforça o comandante.

Créditos:
Texto: Melina Cauduro - Jornalista
Foto: Divulgação/CBMSC
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