PESQUISAR

A CARREIRA DO MILITAR

A Carreira de Praça 

Para ingressar na carreira de Praça do Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina (CBMSC), o candidato deve ficar atento aos editais, inscrever-se e ser qualificado no concurso público para o Curso de Formação de Soldados (CFSd), em suas diversas etapas: exame de avaliação de escolaridade, exame de saúde, exame de avaliação física, exame psicológico, investigação social, entrega de documentação exigida  e teste toxicológico.

Entre os principais requisitos estão os previstos na Lei Complementar Nº 587, de 14 de janeiro de 2013, a exigência de curso superior de graduação em qualquer área de conhecimento reconhecido pelo MEC ou por órgão oficial com competência delegada; possuir altura não inferior a 1,65m (sexo masculino) e 1,60 (sexo feminino); não ter completado a idade máxima de 30 anos e ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 


*Informações em conformidade com o último concurso e não exclui a possibilidade de mudanças no próximo edital.

 

cidadao praca


O Curso de Formação de Soldados - CFSd

O curso, que tem aproximadamente 9 meses de duração, é realizado no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM), situado em Florianópolis, podendo ocorrer também em outras Organizações de Bombeiro Militar (OBM) do interior do Estado, sendo denominadas Unidades de Ensino Fora da Sede (UEFS).

1 CEBM

 

Após o ingresso, o candidato aprovado no concurso e matriculado é incluído na graduação de Soldado 3ª Classe, na condição de Não-Qualificado - NQ, denominando-se Aluno-Soldado durante o período de formação.

O Aluno-Soldado terá contato com disciplinas teóricas e práticas em diversas áreas do conhecimento e em todas as áreas de atuação operacional do CBMSC; a fim de se capacitar para o exercício de todas as atividades executadas por um Soldado do Corpo de Bombeiros Militar.

cidadao cfsd

 

Atividades executadas por um Bombeiro Militar

Os Soldados BM, após aprovados no CFSd, passam a exercer funções de execução nas Unidades do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, tais como: combatente, socorrista, resgatista, analista de projetos, vistoriador, entre outras funções, de acordo com as competências previstas no Art. 108 da Constituição Estadual.

cidadao praca2

 

A Carreira de Oficial

Para ingressar na carreira de Oficial do Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina, o  candidato deve ficar atento aos editais, inscrever-se e ser qualificado no concurso público para o Curso de Formação de Oficiais - CFO, em suas diversas fases: Exame de avaliação de escolaridade, exame de saúde, exame de avaliação física, exame psicológico, investigação social, entrega de documentação exigida e teste toxicológico. 

Entre os principais requisitos estão os previstos na Lei Complementar Nº 587, de 14 de janeiro de 2013graduação superior em qualquer área de conhecimento a nível de Bacharelado ou Licenciatura em curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC); possuir altura não inferior a 1,65m (sexo masculino) e 1,60 (sexo feminino); não ter completado a idade máxima de 30 anos até o último dia de inscrição e ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).  *Informações em conformidade com o último concurso e não exclui a possibilidade de mudanças no próximo edital.

 

cidadao oficial2 

O Curso de Formação de Oficiais - CFO

O Curso tem duração aproximada de 2 anos e é realizado no CEBM, em Florianópolis. Seu objetivo é a formação militar de Oficiais, sendo que estes serão os futuros gestores da corporação. O CBMSC acredita que a formação de gestores é indissociável do conhecimento técnico das diversas funções exercidas pela Corporação. Dessa forma, durante o curso de formação, os cadetes têm mais de 1400 horas dedicadas ao conhecimento das atividades específicas da corporação, tais quais atendimento pré-hospitalar, segurança contra incêndio e pânico, salvamento aquático, salvamento em altura, resgate veicular e mais de 1000 horas dedicadas a disciplinas gerais de áreas como hidráulica, física, química e direito.

Durante esses anos de formação, os cadetes participam ainda de significativa quantidade de estágios operacionais e administrativos, bem como de atividades de cunho social. Ao final da Academia, ainda realizam uma pós-graduação em gestão de riscos e eventos críticos, com duração aproximada de 2 meses.   

CFO

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193