PESQUISAR

Blog de Notícias

Mar/24
18

CBMSC EM ITAJAÍ REALIZA REUNIÃO DE BALANÇO DA TEMPORADA DA OPERAÇÃO VERANEIO NA REGIÃO

Na última quinta-feira, 14, foi realizada em Itajaí, uma reunião com todos os coordenadores de Praia do 7° Batalhão de Bombeiros Militar (7ºBBM) com sede em Itajaí, para pautar os resultados e desafios da temporada da Operação Veraneio 2023/2024 e prever melhorias para a próxima.  

Mar/24
18

REUNIÃO COM O EFETIVO É REALIZADO PELO CBMSC EM TROMBUDO CENTRAL

Na última terça-feira, 12, o comandante do 15º BBM, tenente-coronel Rafael Fortunato Camilo, realizou uma reunião com todo o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Trombudo Central, trazendo informações e orientações ao efetivo militar a nível de CBMSC e Batalhão. 

Mar/24
18

BOMBEIROS RESGATAM QUATRO PESSOAS QUE ESTAVAM PERDIDAS EM TRILHA EM FLORIANÓPOLIS

Na noite de terça-feira, 12, o Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1ºBBM) em Florianópolis foi acionado para resgate de 04 pessoas que solicitaram socorro após se perderem durante uma trilha entre as praias Brava e Ingleses. 

Mar/24
18

CBMSC EM SÃO JOÃO BATISTA REALIZA O PRIMEIRO TREINAMENTO BÁSICO DE ATENDIMENTO A EMERGÊNCIAS DO ANO

Nos dias 13 e 14 de março, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em São João Batista realizou o primeiro Treinamento Básico de Atendimento a Emergências (TBAE) de 2024. 

Mar/24
18

VISTORIA CONJUNTA É REALIZA EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ E BLUMENAU

Entre os dias 13 e 14 de março, a Diretoria de Segurança Contra Incêndio esteve em ação, acompanhando os bombeiros dos Serviços de Segurança Contra Incêndio (SCI) de Balneário Camboriú e Blumenau em vistorias conjuntas em imóveis das duas cidades. Esta iniciativa teve como objetivo principal a validação da nova metodologia de trabalho em todo o Estado de Santa Catarina, as Instruções Reguladoras de Vistoria (IRV), buscando assim garantir uma padronização das ações relacionadas à regularização dos imóveis em SC. 

Mar/24
18

EQUIPE DE RESGATE VEICULAR SE PREPARA PARA COMPETIÇÃO ESTADUAL

Com o objetivo de participar do 5º Desafio Catarinense de Resgate Veicular, 07 militares de quatro quartéis da área do 9º Batalhão de Bombeiros Militar (9ºBBM) estão realizando treinamentos práticos e simulados para o evento que acontecerá entre os dias 26 e 28 de abril em Florianópolis. 

Mar/24
18

CBMSC E HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SE REÚNEM PARA DEBATER ASSUNTOS QUE ENVOLVEM AS DUAS INSTITUIÇÕES

Na noite de quinta-feira, 14, reuniram-se na sala de aula do quartel de Catanduvas, por videoconferência e a convite do comandante cabo Vagner Piccoli, o efetivo de militares e bombeiros profissionais, bombeiros comunitários e alunos do Curso de Bombeiro Comunitário (CBC), com os profissionais do Hospital Universitário Santa Terezinha – HUST, a coordenadora da equipe de enfermagem, Daniela Auler, e o enfermeiro Fernando Fragoso para debaterem assuntos que envolvem ambas as instituições. 

Mar/24
18

AÇÃO ENTRE AMIGOS É REALIZADA EM CATANDUVAS

Durante o mês de fevereiro foi realizada uma Ação Entre Amigos dos Bombeiros, pela qual foi possível arrecadar fundos para aquisição de materiais que qualificam ainda mais a assistência ao paciente e contribuem também para a segurança do bombeiro que está atuando. 

Mar/24
18

ACIDENTE COM ÓBITO É REGISTRADO EM VARGEM BONITA

Na manhã de sexta-feira, 15, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Catanduvas foi acionado para atender um acidente de trânsito, na BR 282 em Vargem Bonita. 

Mar/24
15

MILITAR DA DIRETORIA DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO INGRESSA NA RESERVA REMUNERADA

Na quarta-feira, 13, o subtenente Gilson Martins de Andrade da Diretoria de Segurança Contra Incêndio (DSCI) ingressou na Reserva Remunerada (RR) após 30 anos de relevantes serviços prestados ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

Mar/24
15

BOMBEIROS MILITARES PALESTRAM DURANTE CONGRESSO NACIONAL DE OFICIAIS MILITARES NA CAPITAL

Desde quarta-feira, 13, a capital catarinense é palco do Congresso Nacional de Oficiais Militares (CONAME), que foi realizado no Centro Sul com o objetivo de reunir lideranças associativas e delegações nacionais de militares dos Corpos de Bombeiros Militares e das Polícias Militares de todo o país para analisar e debater o cenário atual, perspectivas de futuro e assuntos relevantes sobre a segurança pública.

Mar/24
14

PADRONIZAÇÃO DE RESPOSTA A DESASTRES É VOTADA EM REUNIÃO DO CONSELHO DOS COMANDANTES-GERAIS DOS CORPOS DE BOMBEIROS MILITARES DE TODO O BRASIL

Na tarde desta quarta-feira, 13, uma padronização de resposta a desastres elaborada por uma comissão de trabalho composta por bombeiros militares de todo o país, foi votada durante a 1º reunião ordinária do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil - LIGABOM. Tal padronização visa que as corporações estejam alinhadas com os protocolos internacionais relacionados ao tema.  

Mar/24
13

CBMSC EM XANXERÊ REALIZA AÇÕES REGIONAIS DE COMBATE À DENGUE EM 22 MUNICÍPIOS

O enfrentamento à dengue é uma emergência no Estado de Santa Catarina, pois devido ao cenário prolongado de calor, umidade e chuvas a incidência de transmissibilidade da doença pelo vetor é crescente, causando óbitos e demandas extras nas unidades de saúde. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Xanxerê busca contribuir com a problemática, auxiliando nos trabalhos de combate aos focos do mosquito transmissor e da conscientização da comunidade.

Mar/24
13

MÓDULO SOBRE PRODUTOS PERIGOSOS É REALIZADO EM LAGES

Entre os dias 04 e 07 de março o 8º Pelotão Carcará, de Lages, realizou o módulo de Produtos Perigosos, instrução que contribuiu de maneira muito valiosa na formação dos alunos-soldados do Curso de Formação de Praças. 

Mar/24
13

CERCA DE 350 MILITARES DE TODO O ESTADO PARTICIPAM DE INSTRUÇÃO SOBRE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO

Na tarde desta terça-feira, 12, foi iniciado o período de instruções conduzido pela Diretoria de Segurança Contra Incêndio (DSCI), junto aos Serviços de Segurança Contra Incêndio (SSCI) dos Batalhões. A reunião ocorreu de forma virtual e contou com a participação de cerca de 350 militares de todas as regiões do Estado. 

Mar/24
13

EQUIPES DO CBMSC EM PAPANDUVA E MAFRA RESGATAM CÃO PERDIDO EM CÂNION

Às 9h50 da última segunda-feira, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Papanduva foi acionado para atendimento de uma ocorrência de salvamento animal, no município de Santa Terezinha, localidade de Pinheiro Torto. Segundo o solicitante, um cão estava desaparecido desde a terça-feira, 05.  

Mar/24
12

PROGRAMA BOMBEIRO MIRIM É INICIADO EM MONDAÍ

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Mondaí iniciou um importante programa para a comunidade local, o Programa Bombeiro Mirim. Com planejamento iniciado no ano de 2023, essa ação foi concebida em estreita colaboração com a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Educação. A parceria entre essas entidades evidencia o compromisso conjunto em promover a educação cidadã e a formação integral das crianças do município, primando sempre pela PREVENÇÃO.

Mar/24
12

EQUIPES DO CBMSC E DA PMSC ATUAM EM CONJUNTO EM OCORRÊNCIA NO BAIRRO MONTE CRISTO EM FLORIANÓPOLIS

Desde a noite do último sábado, 09, as equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Florianópolis tem atuado em conjunto com a Polícia Militar (PM) em uma operação no bairro Monte Cristo, em Florianópolis.        

Mar/24
12

GUARDA-VIDAS MILITARES E CIVIS VOLUNTÁRIOS RECEBEM MOÇÃO NA CÂMARA DE VEREADORES EM PENHA

Na segunda-feira, 04, os guarda-vidas militares (GVM) e guarda-vidas civis voluntários (GVCV) que atuaram na prevenção e salvamento nesta temporada, na região de Penha, receberam uma moção na Câmara de Vereadores do município. 

Mar/24
12

CAPACITAÇÃO SOBRE MANEJO DE ANIMAIS PEÇONHENTOS E VENENOSOS É REALIZADA EM TIMBÓ

No último sábado, 09, foi realizada uma capacitação nas dependências do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Timbó sobre manejo de animais peçonhentos e venenosos. Bombeiros militares e comunitários das cidades de Timbó, Benedito Novo e Rio dos Cedros e 05 alunos do Curso de Formação de Praças (CFP) de Blumenau participaram da instrução. 

Mar/24
12

COCAL DO SUL: ASSINADA A ORDEM DE SERVIÇO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM QUARTEL DO CBMSC NA CIDADE

Assinada a ordem de serviço para construção de um quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Cocal do Sul. O ato aconteceu na manhã desta segunda-feira, 11, no bairro Boa Vista, onde será construída a sede, um ponto estratégico devido a sua localização. 

Mar/24
11

BOMBEIRO DA ALEMANHA VISITA CBMSC EM IPORÃ DO OESTE

Na quinta-feira, 07, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Iporã do Oeste, teve a honra de receber a visita do bombeiro da Alemanha Nick Wemuth, de 24 anos de idade.  

Mar/24
11

DIA INTERNACIONAL DA MULHER É COMEMORADO EM XANXERÊ

Na sexta-feira, 08, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Xanxerê realizou na sede do quartel, em parceria com a Associação Beneficente dos Militares Estaduais de Santa Catarina (ABEPOM) e o 30º Batalhão de Polícia MIlitar um encontro para marcar o Dia Internacional da Mulher.  

Mar/24
11

GUARDA-VIDAS CIVIS VOLUNTÁRIAS DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ REALIZAM TRAVESSIA ATÉ A ILHA DAS CABRAS EM HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, as Guarda-Vidas Civis Voluntárias (GVCV) que atuam em Balneário Camboriú realizaram uma façanha inspiradora: a volta à Ilha das Cabras. 

Mar/24
11

CBMSC EM CATANDUVAS ATENDE A DUAS OCORRÊNCIAS DE TRÂNSITO

Nos dias 03 e 06 de março o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Catanduvas foi acionado para atendimento de ocorrências de acidente de trânsito envolvendo veículos de passeio e caminhão de carga.

Mar/24
11

CBMSC EM FLORIANÓPOLIS COMBATE INCÊNDIO NO 63º BATALHÃO DE INFANTARIA

No final da tarde de terça-feira, 05, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Florianópolis foi acionado para combater um incêndio no 63º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, localizado no bairro Estreito. 

Mar/24
11

MAIS DE SESSENTA CRIANÇAS SE FORMAM NO PROJETO GOLFINHO EM RIO DOS CEDROS

Nos dias 22 e 23 de fevereiro o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Rio dos Cedros realizou o Projeto Golfinho com crianças de 10 e 12 anos da Escola de Educação Básica Servino Mengarda, em parceria com a Prefeitura do Município através da Secretaria de Educação. As 62 crianças foram divididas em duas turmas, sendo uma de 33 alunos pela manhã e outra de 29 à tarde. 

Mar/24
08

BOMBEIROS MILITARES DE SANTA CATARINENSE PUBLICAM ARTIGO EM REVISTA CIENTÍFICA SOBRE UM CASO DE UM INCÊNDIO DE GRANDES PROPORÇÕES

Os bombeiros militares capitão Wagner Alberto de Moraes e cabo Marcel Silveira dos Santos publicaram um estudo científico na revista Flammae, revista científica do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. 

Mar/24
08

EQUIPE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO VISITA CENTRO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO CBMSC

A equipe de Engenharia e Arquitetura do Tribunal de Justiça de Santa Catarina visitou o Centro de Pesquisa e Inovação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) na última segunda-feira, 04.

Mar/24
08

CBMSC EM CUNHA PORÃ REALIZA MAIS UMA EDIÇÃO DO PROJETO GOLFINHO EM IRACEMINHA

Nos dias 05 e 06 de março, trinta e três estudantes do Núcleo Escolar Professora Maria Olinda Hermann, localizado no município de Iraceminha, mergulharam em uma experiência educativa única: o Projeto Golfinho. Realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), as crianças foram conduzidas a uma jornada de aprendizado e conscientização no Sítio do Aureo, na linha Mullher, interior do município.

Mar/24
08

DIA INTERNACIONAL DA MULHER: DAS PRIMEIRAS BOMBEIRAS AOS DIAS DE HOJE

Neste dia 08 é comemorado o dia internacional da mulher e como forma de homenagem, trazemos a história das primeiras bombeiras militares que ingressaram no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

Mar/24
08

MILITAR DO CBMSC RECEBE HONRARIA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Na sexta-feira, 23 de fevereiro, foi realizada na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), pela Liga da Defesa Nacional de Santa Catarina (LDN-SC) uma solenidade da Ordem do Mérito Cívico para agradecer e homenagear todos aqueles que contribuíram para o êxito das atividades desenvolvidas em 2023. Na oportunidade, o 3º sargento Danilo de Almeida Dassan da Silva, da Diretoria de Pessoal, recebeu o Diploma de Amigo da LDN-SC. 

Mar/24
07

CBMSC POSSUI DIRETRIZ QUE ORIENTA SUAS EQUIPES SOBRE COMO AGIR EM CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

O enfrentamento à violência contra a mulher envolve uma série de medidas. Apesar de a principal delas ser a prevenção, todo esse processo envolve também além do combate, também o atendimento, o acompanhamento e a garantia de direitos.

Mar/24
07

CBMSC PARTICIPA DE OPERAÇÃO NACIONAL QUE VISA O COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

No mês de março, entre os dias 01 e 30, acontece a Operação Átria, que integra os órgãos da segurança pública no combate à violência contra a mulher em razão do gênero. O objetivo é realizar atividades preventivas, educativas, ostensivas e repressivas.  

Mar/24
06

CBMSC EM FLORIANÓPOLIS ATENDE OCORRÊNCIA ENVOLVENDO MOTOCICLISTA

Na segunda-feira, 04, às 19h40, uma equipe de plantão do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1ºBBM) com sede em Florianópolis, foi acionada para uma ocorrência de acidente de trânsito envolvendo um motociclista no trevo de acesso a Jurerê. 

Mar/24
06

INTEGRANTES DO CBMSC EM SÃO MIGUEL DO OESTE SE REÚNEM PARA APRIMORAR PRESENÇA DIGITAL E COMUNICAÇÃO COM A COMUNIDADE

Na tarde desta segunda-feira, 04, integrantes de todas as unidades de bombeiros pertencentes ao 12° Batalhão de Bombeiros Militar (12ºBBM) em São Miguel do Oeste reuniram-se na sede da 3ª Companhia em Maravilha para planejar a gestão das redes sociais, criação de conteúdos, roteiros e produção de vídeos e fotos. 

Mar/24
06

BOMBEIROS DE IPORÃ DO OESTE ATENDEM OCORRÊNCIA DE ACIDENTE DE TRÂNSITO

Na tarde de sábado, 02, a equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Iporã do Oeste foi acionada para atender uma ocorrência na rua dos Pinheiros, no bairro Ruschel. Ao chegar ao local, foi constatado que se tratava de um acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta e um veículo. 

Mar/24
06

COMANDANTE DO CBMSC EM SÃO MIGUEL DO OESTE É CONDECORADO PELA POLÍCIA MILITAR DE FRONTEIRA DA CIDADE

Na manhã desta segunda-feira, 04, o tenente-coronel Anderson Medeiros Sarte, Comandante do 12º Batalhão de Bombeiros Militar (12ºBBM) em São Miguel do Oeste, participou de uma solenidade militar muito marcante. O evento, que ocorreu em São Miguel do Oeste, foi realizado em comemoração aos 33 anos de criação do 11º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (BPM/Fron). 

Mar/24
05

CBMSC COMEMORA 22 ANOS DE IMPLANTAÇÃO EM XANXERÊ DURANTE EXPOFEMI 2024

No último domingo, 03, encerrou a ExpoFemi 2024, realizada no Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi, em Xanxerê. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) participou ativamente da Feira, efetuando atividades de prevenção em todo o parque e durante os shows, juntamente com a equipe de Brigadistas Particulares, equipe de Saúde do município e Polícia Militar. 

Mar/24
05

TREINAMENTO OPERACIONAL DE RESGATE VEICULAR É REALIZADO EM BOTUVERÁ

No sábado, 02, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Botuverá realizou um treinamento operacional de Resgate Veicular.  

Mar/24
05

PASSAGEM DE COMANDO É REALIZADA EM CAMPO ERÊ

Na tarde de quinta-feira, 29, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou o ato de passagem de comando do Grupo de Bombeiro Militar (GBM) na cidade, que está subordinado a 2º Companhia do 14º Batalhão de Bombeiros Militar (14ºBBM) com sede em Xanxerê.  

Mar/24
05

CBMSC EM FLORIANÓPOLIS RECEBE VISITA DE ALUNOS DE ESCOLA DA CAPITAL

Na manhã de sexta-feira, 01, as equipes que estavam de plantão no quartel Central, que pertence ao 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1ºBBM) em Florianópolis, receberam uma emocionante visita dos alunos do Colégio Adventista, acompanhados de um Pastor. 

Mar/24
04

CBMSC EM BENEDITO NOVO REALIZA VISITA EDUCATIVA NO BAIRRO SANTA MARIA

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Benedito Novo visitou na tarde da última terça-feira, 27, uma comunidade localizada no bairro Santa Maria, em parceria com a Secretaria de Assistência Social do município. 

Mar/24
04

UMA MULHER ASSUME PELA PRIMEIRA VEZ O COMANDO DO CBMSC EM BOTUVERÁ

Na sexta-feira, 01, foi realizada a passagem de comando do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Botuverá. O cabo Maurício Inácio Juvêncio passou o comando para a 3º sargento Scheila Daiana Streit Fuck. 

Mar/24
04

ALUNOS-SOLDADOS REALIZAM MÓDULO DE ARMAMENTO E TIRO COM INSTRUTORES DA POLÍCIA MILITAR

Entre os dias 26 e 29 de fevereiro os alunos-soldados do 8º Pelotão - Carcará - realizaram o módulo de armamento e tiro com instrutores da Polícia Militar, onde aprenderam fundamentos de tiro, procedimentos de segurança com armas, desmontagem e montagem de pistola (ponto 40) e tiro ao alvo. Na quinta-feira, 28, eles realizaram duas provas práticas.  

Fev/24
29

BOMBEIROS MILITARES PARTICIPAM DE TREINAMENTO EM SÃO JOÃO BATISTA E MAJOR GERCINO

Na segunda e terça-feira, 26 e 27, bombeiros militares dos 07 quartéis que compõem o 13º Batalhão Bombeiros Militar (13ºBBM) com sede em Balneário Camboriú, estiveram presentes nos municípios de São João Batista e Major Gercino para treinamento de noções de mecânica, condução e resgate off road. 

Fev/24
29

EM CUNHA PORÃ, CBMSC ADQUIRE EQUIPAMENTOS COM APOIO DO PODER JUDICIÁRIO E MINISTÉRIO PÚBLICO

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Cunha Porã, realizou em fevereiro a aquisição de 05 Equipamentos de Proteção Individual (EPI) Multimissão. Este avanço foi possível graças a um projeto social em colaboração com o Poder Judiciário e o Ministério Público da comarca. O investimento total de R$ 13.160,00 (treze mil, cento e sessenta reais) representa um compromisso conjunto com a segurança e eficácia das operações do CBMSC.


Fev/24
29

MOTOCICLISTA SE ACIDENTA NA SC-355, EM JABORÁ, E NECESSITA DE ATENDIMENTO DO CBMSC

Na manhã do último sábado, 24, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Catanduvas foi acionado para atender a uma queda de motociclista na SC-355, próximo ao primeiro portal de entrada da cidade de Jaborá. 

Fev/24
29

EQUIPE DO CBMSC EM FLORIANÓPOLIS PRESTA ATENDIMENTO EM ACIDENTE ENVOLVENDO DOIS CAMINHÕES NA BR-101 EM SÃO JOSÉ

Na manhã de terça-feira, 27, a equipe que estava de plantão no caminhão Auto Bomba Tanque Resgate (ABTR-133) prestou atendimento em um acidente de trânsito envolvendo dois caminhões na BR-101, sentido Sul. A equipe estava retornando de uma oficina em Biguaçu. 

Fev/24
29

PROJETO GOLFINHO É REALIZADO EM MARAVILHA E FLOR DO SERTÃO

O quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Maravilha realizou na segunda e terça-feira, 26 e 27, um evento que encantou os corações da criançada e ensinou valiosas lições de cuidados nos ambientes aquáticos, respeito e cidadania para 75 crianças dos municípios de Maravilha e de Flor do Sertão. 

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193