PESQUISAR

COMO SER BOMBEIRO COMUNITÁRIO

Os interessados no Curso de Bombeiro Comunitário (CBC) devem ficar atentos na página cursos ao cidadão onde são postados todos os editais. 

O programa Bombeiro Comunitário tem por objetivo a formação de pessoas da comunidade para atuarem como agentes de prevenção de acidentes e referências locais frente a necessidade de coordenação diante de algum imprevisto. O Bombeiro Comunitário é aquele apto a auxiliar as guarnições de serviço do Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina nas atividades operacionais ou a ela ligadas, bem como na propagação da cultura de prevenção a comunidade através dos programas comunitários como um todo.

 bc cidadao2 

CBAE

O primeiro passo para se tornar um Bombeiro Comunitário é a realização do Curso Básico de Atendimento a Emergências - CBAE. O curso é disponibilizado online no formato de Ensino a Distância - EaD. A proposta é capacitar com conhecimentos básicos a comunidade com foco em prevenção de acidentes domésticos, noções de primeiros socorros e prevenção de incêndios. O curso fornece certificado de conclusão e é pré-requisito para a próxima etapa.

CBAE materiais extra 2023 1

TBAE
O Treinamento Básico de Atendimento a Emergências - TBAE - é o primeiro contato presencial do candidato a Bombeiro Comunitário com a corporação. As pessoas interessadas e certificadas no CBAE devem acompanhar os editais de Cursos ao Cidadão, publicados no site do CBMSC, e se inscrever na região que tem interesse em atuar como Bombeiro Comunitário. O TBAE é um treinamento de 8 horas que visa colocar em prática os conhecimentos adquiridos anteriormente. Ao final do treinamento, os participantes são avaliados e a demonstração de aptidão os habilita para realização do Curso de Bombeiros Comunitários - CBC.

 

CBC

Para tornar-se Bombeiro Comunitário a pessoa deve realizar o Curso de Bombeiros Comunitários - CBC - com uma carga horária de 414 horas/aula divididos entre disciplinas específicas, treinamento operacional e estágio dentro das unidades operacionais. O curso é oferecido pelas Organizações de Bombeiro Militar do CBMSC conforme calendário local. Fique sempre atento as nossas redes sociais para não perder os prazos de inscrição. Para realizar o curso, além das etapas anteriores, é necessário ter no mínimo 18 (dezoito) anos, apresentar certidão negativa de antecedentes criminais, apresentar atestado de sanidade mental e capacidade física e apresentar exame toxicológico.

Os interessados no CBC devem ficar atentos na página cursos ao cidadão onde são postados todos os editais. Fique atento para não perder a inscrição do curso na sua região, leia atentamente todos os requisitos e mantenha-se em forma. 

 bc cidadao

 

Do ressarcimento

A atuação dos bombeiros comunitários é considerada serviço voluntário como previsto na Lei nº 9.608 de 18 de fevereiro de 1998 (Lei do Voluntariado). Como uma forma de fomentar a participação da comunidade e auxiliar o bombeiro comunitário a custear despesas de alimentação e transporte, ficou estabelecido uma forma de ressarcimento pelos serviços prestados junto à corporação. Havendo prévia disponibilidade financeira e orçamentária pelo estado, os bombeiros comunitários terão direito a este ressarcimento conforme valores previstos em lei específica. O serviço voluntário aproxima a comunidade civil da corporação promovendo um maior entendimento da atividade bombeiril pela sociedade e consequente valorização da atividade.

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193