Corpo de Bombeiros Militar destaca cuidados e o controle de transmissão da Covid-19 na corporação

No intuito de garantir a segurança dos profissionais e da população, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), desde o início da operação, vem adotando as medidas de controle e de prevenção aos casos do novo coronavírus.

Desde o primeiro decreto emitido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, em março, a corporação modificou a rotina das equipes de plantão, bem como o expediente, criando uma reserva técnica, com profissionais na modalidade home office, que poderá ser acionada para caso algum bombeiro precise ser substituído. O atendimento administrativo ao público externo foi restringido, de acordo com as normas de segurança, para evitar as aglomerações nos quartéis.
Outra ação foi o afastamento daqueles profissionais que pertencem ao grupo de risco, para trabalho remoto.

“A principal intenção é garantir a segurança dos nossos profissionais e da população, para que jamais fique desassistida. Todas as decisões tomadas pelo Comando-Geral, por meio de ordens e procedimentos internos expedidos, seguem as determinações dos decretos do governador do Estado, bem como as situações municipais pontuais, como, por exemplo, o caso de Florianópolis nos próximos 14 dias”, exalta o comandante-geral do CBMSC, coronel Charles Alexandre Vieira.

Procedimentos

A corporação adotou normativas internas, alinhadas com o Centro de Operações de Emergências em Saúde (COES) e Secretaria de Estado da Saúde (SES), atualizadas frequentemente, que regem os procedimentos adotados, a última versão é do dia 25 de junho. Neste documento são apontadas todas as medidas para mitigação dos riscos decorrentes da doença.

Foram estipuladas regras de assepsia na entrada e permanência nos serviços presenciais nos quartéis, bem como está vedada a estadia de profissionais que não estejam em serviço.

Em todos os quartéis foram providenciados álcool em gel; controle de limpeza e higienização constantes de dependências e superfícies tocados com frequência; ventilação das unidades; medidas de conscientização e fiscalização. Nos locais em que há o retorno de atendimentos presenciais, estes são realizados apenas com hora marcada.

A equipe de Comunicação Social da corporação também criou uma série de vídeos e materiais de conscientização para os públicos interno e externo, para difundir as formas de prevenção.

Testes

Entre as determinações constam as questões dos testes e dos suspeitos de infecção, que seguem como parâmetro os protocolos das Secretarias de Estado da Saúde (SES) e Administração (SEA).

As pessoas com suspeitas da doença devem comunicar aos gestores diretos, procurar uma unidade de saúde e caso haja a indicação realizar o teste. Imediatamente será comunicada a situação à Divisão de Saúde e Promoção Social (DiSPS) do CBMSC. O militar será colocado em isolamento social.

No CBMSC foi realizado um treinamento com a Divisão de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SES) para a aplicação de testes com a coordenação do Major Henrique Piovezan, médico de formação. Os testes são coletados apenas por bombeiros militares devidamente treinados, instrutores de Atendimento Pré-Hospitalar ou das áreas de formação de enfermagem, bioquímica, biomedicina, biologia ou medicina.

Podem ser coletados dois tipos de testes: Biologia Molecular pela metodologia RT-PCR, entre o 1º e 7º dia de sintomas e que é enviado para análise específica em laboratório. Ou ainda os testes rápidos para SARS-CoV-2 (TR-SARS-CoV-2), que indicam a presença de anticorpos produzidos em resposta à infecção viral, que devem ser aplicados a partir do 8º dia depois do início dos sintomas e que é realizado após o afastamento do profissional por 7 dias.

A triagem inicial para a realização dos testes engloba os bombeiros militares e colaboradores sintomáticos, ou seja, que apresentam dois ou mais sintomas clínicos. Os assintomáticos – sem apresentação de sintomas clínicos, porém caso tenham tido contato direto com um caso de COVID-19 positivo, por meio de contato físico sem os devidos cuidados de distanciamento e proteção individual.

Os testes rápidos também podem ser aplicados em bombeiros das equipes de serviço que não estejam envolvidos em atendimento direto a paciente de COVID-19, mas que apresentem os sintomas; equipes da reserva operacional – presencial ou em home office, que apresentarem os sintomas e estejam afastados das atividades ou ainda quando for estratégico, por questão de suspeita de contágio.

Resultados

Em caso positivo para o novo coronavírus os bombeiros continuam afastados da função até a resolução completa dos sintomas e retornarão após avaliação do quadro clínico, por um médico. Para a segurança de todos, os documentos comprobatórios são encaminhados por meio digital.
Já nos casos negativos, os profissionais retornam ao trabalho apenas se estiverem assintomáticos após mais de 48h e avaliação médica.

Atendimentos aos cidadãos

Além de todos os cuidados apontados, outra medida está relacionada aos procedimentos de atendimento às vítimas com suspeitas de Covid-19, que englobam a paramentação padrão com equipamentos de proteção individual (EPI), e, antes de qualquer procedimento, a concessão de máscara e álcool em gel aos pacientes, evitando qualquer tipo de contato.

Ao retornarem aos quartéis além do descarte correto de todo o EPI, é realizada uma rigorosa higienização nos equipamentos e viaturas utilizados.
“Nós contamos também com o bom senso da população, que ao ligar para o telefone 193 nos informe se a vítima possui algum sintoma que possa ser de coronavírus, para que as equipes saiam preparadas, garantindo a segurança e um atendimento rápido”, reforça o comandante.

Texto: Melina Cauduro - Jornalista
Foto: Divulgação/CBMSC