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Divisão de Tecnologia da Informação finaliza implantação do E-Bombeiro

Foi finalizada a implantação do E-Bombeiro Web após mais de três anos desde a sua primeira versão, maio de 2017. Desde quarta-feira, 24/06, não há mais utilização da versão antiga do sistema de atendimento e despacho de emergências (“client”) no Estado, assim, o “E-Bombeiro Web”, que passa a se chamar “E-Bombeiro”, foi completamente implantado!

O projeto, despendeu muitos esforços do time da Divisão de Tecnologia da Informação (DiTI) com suporte, sustentação, gestão de ambiente, estudo de novas tecnologias e treinamento ao usuário final. Somente “Cursos de Atendentes de Centrais de Emergência” foram quase uma dezena de realizações, em diversas regiões do Estado, isso sem considerar as instruções em cursos de formação e aperfeiçoamento.

Quase uma dezena de realizações do Curso de Atendente de Central de Emergência realizados em todo o Estado

Todo esse trabalho da DiTI, empregado em um projeto de quase meia década, promove grande avanço para o CBMSC e para o Brasil, tendo em vista que outras corporações bombeiro militares, como CBMRS, também utilizam a ferramenta. E que, em virtude da adoção de plataforma de compartilhamento de código “software livre”, podem trabalhar em conjunto na melhoria do sistema, mesmo a milhares de quilômetros de distância.


O sistema que possui tecnologia de ponta, com arquitetura tecnológica nas últimas versões disponíveis, é “full-stack JavaScript”, o que significa que com uma única linguagem de programação o desenvolvedor consegue fazer a sustentação e evolução do produto, reduzindo a curva de aprendizagem e, consequentemente, o custo. Além disso, a tecnologia moderna traz segurança, estabilidade e abre caminho para o CBMSC continuar crescendo!
Como o sistema não é mais “desktop/client”, não há mais a necessidade de, em atualizações, fazer nova instalação em cada um dos computadores, um a um. Ou seja, uma atualização feita, já reflete para todos os seus usuários: menor custo de instalação e evoluções mais rápidas.

Em gestão de ambientes de TI, o sistema foi instalado com “high availability”, isso significa que o possui três servidores (nós) funcionando simultaneamente, assim, em caso de sobrecarga de utilização ou falha de um dos servidores outro já assume instantaneamente em seu lugar, sem nem mesmo o usuário perceber.

Entre diversos outros avanços, o projeto também possui um ambiente somente para testes, assim, o usuário e a equipe técnica pode experimentar novos recursos e alterações antes de enviar ao ambiente de produção.

Servidor somente para testes de novas funcionalidades

O sistema conta com inúmeras funcionalidades inovadoras e importantes, como o “autocompletar endereços e pontos de referências”, utilizando o recente contrato que a Divisão de Tecnologia da Informação “realizou com o Google”.

Com poucas letras digitadas, o atendente consegue obter o endereço completo da emergência garantindo mais velocidade ao atendimento, maior precisão no deslocamento e chegada à ocorrência, não havendo mais necessidade do efetivo manter uma base de endereços própria, o que dispende grande recurso humano.

Busca de endereço completo com poucas letras digitadas

Além da DiTI entregar o produto (software), no encerramento deste projeto, também inovamos entregando uma nova forma de suporte aos atendentes de centrais de emergência bombeiro militares e aos oficiais gestores da atividade do Estado.

Plantão 24/7 aos atendentes de centrais de emergência via chat

Agora, a nossa equipe está disponível 24/7, não somente via ligação telefônica, como também via o novo grupo de mensagens. Assim, os atendentes podem dar continuidade aos atendimentos às ligações de emergências enquanto solicitam auxílio à equipe técnica, podendo ter um apoio mais rápido com o envio de fotos, vídeos, áudios, etc., sem influenciar a qualidade do atendimento à população.


Parabéns a todos os envolvidos, parabéns ao CBMSC!

DiTI – Tecnologia, para nós, para todos!

 

Créditos:
Texto: Divisão de Tecnologia da Informação
Fotos: Divulgação/CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

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