Na terça-feira (7), equipes do caminhão Auto Bomba Tanque Resgate (ABTR-133), do quartel da Trindade, em Florianópolis, atenderam a duas ocorrências distintas envolvendo quedas de árvores sobre residências, em diferentes bairros da capital.
Na terça-feira (7), equipes do caminhão Auto Bomba Tanque Resgate (ABTR-133), do quartel da Trindade, em Florianópolis, atenderam a duas ocorrências distintas envolvendo quedas de árvores sobre residências, em diferentes bairros da capital.
Entre os dias 9 de maio e 6 de junho de 2025, a equipe do 2º Grupamento de Bombeiros Militar (2º GBM) de Canasvieiras, pertencente ao 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1ºBBM), realizou a supressão controlada de uma árvore que apresentava risco iminente de queda, em área residencial da região Norte da Ilha.
Na tarde de sexta-feira, 4, a equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina foi acionada para realizar a averiguação de uma árvore com risco de queda sobre uma residência, no bairro Rio Vermelho, em Florianópolis, em decorrência dos fortes ventos que ocorreram no dia. A ocorrência foi registrada em uma área residencial, onde a árvore, da espécie cinamomo (Melia azedarach), estava caída ao longo de seu comprimento, oferecendo risco à segurança dos moradores e da propriedade.
Na sexta-feira, 06, a equipe de plantão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em São José, desempenhou um papel fundamental em uma ocorrência que envolveu a averiguação e o corte de uma árvore que representava riscos para uma residência na região.
Nos dias 16 e 17, uma série de eventos climáticos severos atingiram o município de Dionísio Cerqueira e região, resultando em destelhamentos e quedas de árvores que afetaram a comunidade local.
O 9º Batalhão de Bombeiros Militar (9ºBBM), sediou em Canoinhas, no período de 25 a 28 de setembro, um importante Treinamento de Técnicas e Táticas de Corte de Árvores (TTTCA).
O quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Capinzal, pertencente ao 11º Batalhão de Bombeiros Militar (11º BBM), com sede em Joaçaba, sediou o 1º treinamento de manutenção e operação de motosserras.
O quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Capinzal, pertencente ao 11º Batalhão de Bombeiros Militar (11º BBM), com sede em Joaçaba, realizou na última semana a aquisição de três novas motosserras que estarão disponíveis para as equipes de plantão.
Conforme avisos emitidos pela Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, o ciclone extratropical influenciou na intensidade dos ventos especialmente a partir do período da tarde do dia 12 e se estendeu por todo o dia 13, na região da Grande Florianópolis.
No dia 13, quinta-feira, a equipe de plantão em Bom Jardim da Serra deslocou-se para realizar auxílio às famílias que tiveram suas casas destelhadas em função dos fortes ventos
Na sexta-feira, 30, as equipes de plantão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), com sede em Lages, deslocaram-se para realizar o corte de uma araucária, que apresentava risco iminente de queda sob uma residência, no bairro Santa Mônica.
No mês de junho, o quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Gaspar, foi agraciado com importantes vagas de qualificação para seus bombeiros militares.
Na tarde de quarta-feira, 31, foi entregue pela Prefeitura Municipal de Bela Vista do Toldo ao 9º Batalhão de Bombeiros Militar (9º BBM), com sede em Canoinhas, equipamentos para corte de árvores, utilizados para ocorrências de busca e salvamento pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).
O 11⁰ Batalhão de Bombeiros Militar (11º BBM), com sede em Joaçaba, agora conta com dois especialistas em corte de árvores, o tenente Fermiano e a soldado Amanda, da Companhia de Bombeiro Militar de Capinzal.
O corte e a poda de árvores são serviços extremamente técnicos, de alto risco e que requerem treinamentos específicos para essas atividades, treinamento em alturas, manuseio de materiais de corte no solo e em altura, como a motosserra e o serrote de poda, além de equipamentos de proteção individual específicos.
Na última sexta-feira, 03, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) finalizou o primeiro Curso de Técnicas e Táticas de Corte de Árvores (CTTCA) de 2022.
Na última quinta-feira, dia 19 de maio, a equipe de plantão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Biguaçu, foi acionada para atender uma ocorrência de árvore caída sobre residência em virtude dos fortes ventos ocorridos na noite de quarta-feira, dia 18 de maio.
Durante esta semana, nos dias 26, 27 e 28, foi realizado, em Bombinhas, um treinamento de técnicas e táticas de corte de árvores (TTTCA).