PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (457 palavras)

BOMBEIROS MILITARES DE GASPAR PARTICIPAM DO CURSO DE TÉCNICAS E TÁTICAS DE CORTE DE ÁRVORE EM FLORIANÓPOLIS

No mês de junho, o quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Gaspar, foi agraciado com importantes vagas de qualificação para seus bombeiros militares. Dois combatentes participaram do Curso de Técnicas e Táticas de Corte de Árvore (CTTCA), no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM), em Florianópolis. 



Representando Gaspar, os soldado Aellyngton Palandrani da Silva e o soldado Jadson Siebre de Morais, fizeram-se presentes no CTTCA entre os dias 19 e 30 de junho. O curso capacitou 20 bombeiros militares com as técnicas de corte de árvore mais seguras e utilizadas a nível mundial, dispondo-se de equipamentos recém adquiridos. A capacitação ocorreu de forma progressiva, partindo de aulas teóricas e bem embasadas técnica e juridicamente, passando, em seguida, por cenários práticos simples e controlados, chegando, por fim, a situações mais complexas em ambientes reais, que exigiam raciocínio estratégico e em grupo para resolução dos problemas. 



A região do vale do Itajaí é atingida todos os anos por chuvas e ventos significativos, que geram muitas situações onde há árvores que apresentam riscos às pessoas e ao patrimônio, trazendo a necessidade de intervenção pelas equipes de atendimento do CBMSC. Esta realidade, onde se apresentam riscos, exige uma boa preparação técnica dos profissionais. 



Segundo o comandante do quartel de Gaspar, tenente Levi Garcia Ribeiro. "a capacitação e especialização do efetivo bombeiro militar é fundamental para a manutenção dos serviços prestados. Por vezes temos bombeiros que são movimentados ou ingressam na reserva e os novos soldados que ingressam nas fileiras precisam estar prontos para ocorrências desafiadoras que temos no município.


Além disso, todos os militares especializados, além de se tornarem referência, irão instruir e treinar os demais bombeiros militares e comunitários, para que tenham conhecimentos atualizados também." O oficial ressalta ainda que, além dos bombeiros militares terem a motivação e garra para se especializar, foi necessário o apoio de todo o efetivo, cobrindo serviços dos seus colegas para que eles pudessem ser liberados para os cursos sem haver prejuízo ao atendimento do município, evidenciando o espírito de corpo da tropa.


Créditos:
Texto: soldado Aellyngton Palandrani da Silva
Imagens: soldado Aellyngton Palandrani da Silva e alunos e instrutores do CTTCA
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193