MEMBROS DA CÂMARA TÉCNICA DE CORTE DE ÁRVORES REALIZAM CURSO DE LÍDER DE OPERAÇÕES EM ÁRVORES EM SÃO PAULO

O corte e a poda de árvores são serviços extremamente técnicos, de alto risco e que requerem treinamentos específicos para essas atividades, treinamento em alturas, manuseio de materiais de corte no solo e em altura, como a motosserra e o serrote de poda, além de equipamentos de proteção individual específicos.

Com base no histórico das ocorrências envolvendo o serviço de corte de árvores e nos acidentes causados nessa atividade, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), por meio da Câmara Técnica de Corte de Árvores - CTCA, segue em busca de novas técnicas, equipamentos e capacitações visando operacionalizar e proporcioná-las de forma adaptada à tropa, buscando melhorar cada vez mais a capacidade técnica da tropa em serviços que envolvam o corte de árvores.

Por esse motivo, o Comando-Geral do CBMSC proporcionou aos membros da CTCA a realização do Curso de Líder de Operações em Árvores na TASK ACADEMY, empresa 100% brasileira especializada em equipamentos para operações em altura e que também possui um grandioso centro de treinamento, local das instruções, que foram realizadas entre os dias 27 e 31 de setembro, na cidade de Votorantim/SP.

O curso possui certificação internacional ISC (EUROPA) e certificação nacional TASK (Brasil), em concordância com as normas internacionais ANSI Z133, ANSI A300, Diretiva Europeia nº 2001/45 e ISC Produtos e também com as normas regulamentadoras NR-35 e seus Anexos I e II, NR-18 e NR-06, normas técnicas brasileiras ABNT NBR 16325, ABNT 16246-1, ABNT NBR 16489, ABNT NBR 15595 e sistema COLLEGE / TASK.

Conforme o major Eduardo Silveira PEDUZZI, presidente da Câmara Técnica da Corte de Árvores do CBMSC, a realização do curso foi uma grande conquista para esta área em nossa corporação. Além de todo o conhecimento proporcionado pela equipe de instrução da TASK, o curso também trouxe à tona a visão de que a forma de operacionalizar esta atividade deve ser sempre uma linha técnica, segura e profissional. Neste mesmo norte, a câmara técnica no CBMSC vem adotando este norte, objetivando um melhor desenvolvimento para a tropa, oportunizado pelos nossos bombeiros militares instrutores dos cursos de corte de árvore oferecidos no CBMSC. Reflexo disso tudo já pode ser visto também através da Diretriz Operacional Permanente Nr 38-CmdG, que dispõe sobre as normas gerais de funcionamento do serviço de corte de árvores no âmbito do CBMSC.

Participaram da capacitação os sete bombeiros militares que fazem parte da Câmara Técnica de Corte de Árvores do CBMSC: major Eduardo da Silva PEDUZZI (DIE), subtenente RR CTISP Sérgio José BAGATTOLI (7º BBM), sargento Rodrigo Jair LAPA (CEBM), cabo Leandro Edson DAUSSEN (CEBM), cabo Jeferson Luis FRUNEAUX (7º BBM), cabo MARCONDE Mendes da Silva (3º BBM) e o soldadoThiago THIESEN de Souza (1º BBM).

Texto: soldado BM Thiago THIESEN de Souza
Imagens: Câmara Técnica de Corte de Árvores