PESQUISAR

Blog de Notícias

6 minutos para leitura (1126 palavras)

CBMSC REALIZA 10º CURSO DE TÉCNICAS E TÁTICAS DE CORTE DE ÁRVORES

Na última sexta-feira, 03, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) finalizou o primeiro Curso de Técnicas e Táticas de Corte de Árvores (CTTCA) de 2022. 



Neste curso foram formados 20 bombeiros militares de diferentes regiões de nosso estado, concluindo a formação com carga horária de 80 horas-aula realizadas durante 2 semanas de instruções. Após esse período de formação, esses profissionais estarão aptos para os atendimentos as diferentes situações encontradas nas ocorrências que envolvem o serviço de corte de árvores.

Visando a evolução na segurança, na eficiência do serviço e na ampliação da gama de conhecimentos, recentemente o CTTCA foi reestruturado pela Câmara Técnica de Corte de Árvores. Essa reestruturação aconteceu por meio do estudo e da aplicação de novas técnicas utilizadas amplamente em nível mundial. 

Sendo assim, atualmente, a estrutura do curso abrange: legislação aplicada ao serviço de corte de árvores; manutenção de primeiro escalão de motosserras; manutenção de equipamentos; técnicas de corte utilizando motosserra; técnicas de ascensão, descensão e transposição em árvores; conhecimento e prática de nós e amarrações; técnicas de corte de árvores aplicadas em altura; e operações envolvendo o corte de árvores em situações reais.



O curso é ministrado em dez dias, sendo apenas o primeiro dia no quartel, em sala de aula; os demais em campo. Tendo em vista que 90% das instruções são realizadas em campo, um dos maiores desafios para os instrutores é a disponibilidade de árvores que permitam a utilização das técnicas de forma didática e num cenário controlado.

O CTTCA também oportuniza aos alunos em formação a possibilidade de atuar em situações reais de cortes que o CBMSC recepciona através da Central de Operações Bombeiro Militar (COBOM), proporcionando experiências verdadeiras de futuras demandas que encontrarão em seus serviços.

Alinhado a esses objetivos, a equipe de instrutores realiza previamente vistorias a fim de organizar as demandas recebidas pela instituição, de forma a planejar as instruções do curso e seguir uma sequência pedagógica de ensino.

Nessa primeira turma de 2022, os alunos puderam participar e desenvolver uma operação de supressão total de árvores exóticas que chegavam a aproximadamente 30 metros de altura e que estavam em situação de presumível perigo na 14ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro.

Também foram realizadas supressões de árvores exóticas em apoio ao Governo do Estado de Santa Catarina num terreno em que será construída uma escola pública e no Hospital Governador Celso Ramos, onde a unidade arbórea encontrava-se projetada sobre a edificação hospitalar.



O senhor Subcomandante Geral do CBMSC coronel Hilton se fez presente no encerramento do curso e destacou a importância desta capacitação, além de ressaltar o valoroso capital humano que possui a corporação.

Importante salientar que as árvores cortadas durante o curso possuem autorização dos órgãos ambientais, assim como o CBMSC só faz o corte daquelas já caídas ou em risco iminente.

Confira fotos e vídeos do curso aqui.



Câmara Técnica de Corte de Árvores

A coordenadoria de salvamento em altura, por meio da Câmara Técnica de Corte de Árvores, desde 2019, vem buscando uma evolução no serviço de corte de árvores do CBMSC por considerar a atividade de extremo risco, pois abrange dois grandes perigos: altura e ferramenta de corte.

Nessa busca pela evolução da atividade e pela padronização de procedimentos nesta área de atuação em todo o estado, a Câmara Técnica de Corte de Árvores vem realizando as seguintes atividades:


1) Regulamentação da atividade

Foi realizada por integrantes da Câmara Técnica a revisão da Diretriz Operacional (Dtz), sendo publicado em 17 de dezembro de 2021 a Dtz POP 38, que dispõe sobre as normas gerais de funcionamento do serviço de corte de árvores pelo CBMSC.


2) Aquisição de materiais exclusivos para o curso de corte de árvores

 A prática de arboricultura e a sua popularização fez surgir novas tecnologias para auxiliar o trabalho em árvores. Dessa forma, a Câmara Técnica vem acompanhando essas novidades e inclusive realizou o planejamento e a especificação de um conjunto de materiais, com o objetivo de ensinar aos bombeiros militares que passarem por esta capacitação as técnicas mais avançadas, seguras e atuais.

Com apoio e comprometimento do comando do CBMSC está sendo realizado um processo para a aquisição de materiais que irão dar uma maior qualidade ao curso e também ao serviço prestado pelos nossos profissionais a sociedade catarinense.


3) Especificação de materiais

Atendendo a demanda da Seção de compras, foi realizada a especificação técnica e os termos de referência de todos os materiais considerados importantes para a atividade de corte de árvores, os quais já estão disponíveis para consulta de toda corporação na biblioteca do Estado Maior e que serão revisados periodicamente pela presente Câmara Técnica.


4) Atualização dos Cursos

Hoje são ofertados pelo CBMSC dois cursos relacionados à atividade de corte de árvores:

1. Noções de Corte de Árvores - Incluído no programa de matérias do Curso de Formação de Soldados, desde 2019, onde os alunos recebem instruções básicas de operação e segurança.

2. Curso de Técnicas e Táticas de Corte de Árvores - Disponível aos militares da corporação, o qual tem como objetivo capacitar os bombeiros militares em técnicas e táticas de corte de árvores, padronizando os procedimentos em âmbito estadual e proporcionando segurança e eficiência nos procedimentos utilizados nos serviços.


5) Confecção do novo manual

Dentre os objetivos da Câmara Técnica de Corte de Árvores está a confecção de um manual da disciplina que norteará não somente as instruções nos cursos, mas que servirá de fonte de pesquisa técnica para os integrantes de todo o CBMSC e demais corporações.

A atualização do manual e a sua modernização são compromissos assumidos pela equipe, a fim de tornar o CBMSC referência nacional nesta área de atuação.


6) Formação da Tropa

Nos quadros abaixo temos as quantidades de alunos formados e a ampliação no quantitativo após a estruturação da Câmara Técnica em 2019: 

* Alunos Soldados formados na disciplina de Noções de Corte de Árvores no CFSD


  ** Efetivo Bombeiro Militar capacitado nos 10 Cursos de Técnicas e Táticas de Corte de Árvores realizados no CBMSC.


Créditos:
Texto: major Eduardo Silveira Peduzzi, sargento Rodrigo Jair Lapa e soldado Thiago Thiesen de Souza
Imagens: Divulgação CBMSC/Câmara Técnica de Corte de Árvores
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193