PESQUISAR

APRESENTAÇÃO DA ESCOLA DE GOVERNO

A Escola de Governo do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi credenciada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE/SC), para a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu pelo Parecer CEE/SC n° 294 e pela resolução n° 237, ambos de 02 de setembro de 2014, pelo prazo de 3 (três) anos, tendo sido homologados pelo decreto estadual nº 2.427, publicado no DOE/SC n° 19.925, de 17/10/2014. Quando do seu credenciamento, ficou autorizada a ofertar o Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de riscos e eventos críticos (CGREC).
O recredenciamento, pelo prazo de 5 (cinco) anos, ocorreu em 12 de dezembro de 2017, pelo parecer CEE/SC n° 253, sendo na mesma data exarada a resolução CEE/SC n° 098, com homologação pelo decreto estadual n° 1.576, publicado no DOE/SC n° 20.750, de 17 de abril de 2018. 

Por meio do parecer CEDS/CEE/SC nº 124, de 26 de novembro de 2018, o CEE/SC autoriza a criação do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão e investigação de incêndio e explosão-perícia, atendendo o disposto na resolução CEE/SC nº 013/2018. 

 

Missão
“Formação e aperfeiçoamento com qualidade do Bombeiro Militar no exercício de suas atividades profissionais previstas na pasta da Segurança Pública”.

Visão
Reconhecimento como Instituição de Ensino Superior (IES), sendo referência nacional, internacional e modelo de excelência na produção e difusão do conhecimento relacionado às atividades do Bombeiro Militar.

Princípios​ e ​Valores

O CBMSC, a exemplo das demais instituições militares, tem seus pilares alicerçados na hierarquia​ ​e ​na disciplina. O ensino no CBMSC é balizado pelos princípios contidos na carta magna segundo a qual ele tem por “finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania​ ​e ​sua​ ​ qualificação​ ​para​ ​o trabalho.” Como princípios basilares a serem desenvolvidos na corporação foram definidos doze​ valores que​ nortearão​ suas​ atividades de​ ensino:

  • Aprimoramento​ constante;
  • Comprometimento​ institucional;
  • Credibilidade;
  • Dinamismo;
  • Disciplina;
  • Ensino​ de​ excelência;
  • Ética;
  • Hierarquia;
  • Moral;
  • Profissionalismo;
  • Trabalho​ em​ equipe; e
  • Valorização​ pessoal​ e profissional.

 

Colegiado

Compete ao Conselho de Ensino Superior:
I - estabelecer a política institucional relativa ao ensino, pesquisa e extensão ligadas a Escola de Governo;
II- promover e supervisionar o desenvolvimento das atividades acadêmicas e científicas, visando a melhoria da formação do Bombeiro Militar;
III- aprovar a criação, expansão, modificação e a extinção de cursos de pós-graduação da Instituição;
IV - deliberar sobre matéria de sua competência não prevista no regimento.

O Conselho de Ensino Superior, será presidido pelo coordenador executivo da Escola de Governo, terá a seguinte composição:
I- Presidente;
II- Representante da coordenação dos curso de Pós-graduação da Escola de Governo;
III- Representante do corpo docente;
IV- Representante do Centro de Ensino Bombeiros Militar;
V- Representante do corpo.

Comissão própria de avaliação

A Comissão Permanente de Avaliação (CPA), é instituída por meio do artigo 11 da Lei nº 10.861/2004, que cria o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), com as atribuições de conduzir os processos de avaliação internos da instituição.

A CPA é composta pelos diferentes segmentos da comunidade acadêmica, sendo: corpo técnico-administrativo, corpo docente, corpo discente e representante da sociedade civil, sendo vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos.

Documentos institucionais

Portaria de credenciamento
Resolução Nº 237, de 02 de setembro de 2014. Credenciamento do Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM), mantido pelo estado de Santa Catarina, para a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu e autorização de funcionamento do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de riscos e eventos críticos.

Portaria de recredenciamento
Resolução Nº 98, de 12 de dezembro de 2017. Renovação de credenciamento do Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM), mantido pelo estado de Santa Catarina, caracterizado como Escola de Governo, com sede no município de Florianópolis, para a oferta de cursos de pós-graduação Lato Sensu e programas de educação continuada.

Instruções gerais para ensino, pesquisa e extensão no âmbito do CBMSC
Portaria nº 308, de 19 de agosto de 2014. Aprova as instruçõesgerais para o ensino e pesquisa no âmbito do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (IG 40-01-BM). 

CES e CPA
Portaria Nº 7/8-21- DIE, de 14/07/21. Cria o Conselho de Ensino Superior (CES) e altera a Comissão Própria de Avaliação (CPA) do CEGov

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193