PESQUISAR

APRESENTAÇÃO DO CENTRO DE ENSINO BOMBEIRO MILITAR

Órgão responsável pela formação e aperfeiçoamento de Bombeiros Militares do Estado.

1 CEBM


Inaugurou suas atividades em dezembro de 2004 e possui o desafio de formar profissionais capacitados tecnicamente para atuar em ocorrências eminentemente de bombeiros como combate a incêndio; atendimento pré-hospitalar; resgate veicular; salvamento aquático, subaquático e em alturas; resgate em ambientes confinados e em estruturas colapsadas, atividades técnicas de segurança e proteção contra incêndio, busca terrestre, operações com produtos perigosos; e uma base sólida de legislação aplicada à atividade de Bombeiro Militar. Além das atividades operacionais típicas de salvamento e resgate, o Centro de Ensino também forma seus profissionais com informações que possibilitam a análise de projetos de edificações e eventos, bem como as vistorias de rotina, que garantem a segurança dos moradores e do público.
 2 valores

 

Nosso negócio

“Enquanto Escola de Governo existimos para formar, aperfeiçoar e especializar o Bombeiro Militar Catarinense, fomentando a Educação, Pesquisa e Extensão.”

Nosso cliente

“Todo o aluno em curso pelo CEBM.”

Nossa missão

“Formar e aperfeiçoar com qualidade o Bombeiro Militar para o exercício de suas atividades profissionais.”

Nossa visão

“Ser reconhecido nacional e internacionalmente como modelo de excelência na produção e difusão do conhecimento relacionado às atividades do Bombeiro Militar.”

Nossos valores

“Excelência, Probidade e Empatia”

 

Estrutura

Seção Administrativa

Responsável por todas as rotinas administrativas do CEBM, no que concerne a obras, reformas, ampliações, compras e manutenções.

 

Seção de Ensino

Responsável por todas as rotinas de ensino, planejamento e supervisão dos cursos de formação e aperfeiçoamento da serem realizados no CEBM.

 

Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças

O Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), do Centro de Ensino Bombeiro Militar do CBMSC, como o próprio nome diz, é responsável pela formação e aperfeiçoamento das Praças da Corporação, desde o ingresso como Aluno Soldado até o Aperfeiçoamento dos Sargentos.

O objetivo geral dos Cursos da CFAP é oportunizar aos alunos participantes o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e comportamentos que subsidiem o aprendizado e o futuro desenvolvimento de atividades profissionais pertinentes à sua graduação, de acordo com a legislação em vigor e com as necessidades da Corporação.

Os cursos focam na execução do serviço operacional e administrativo, além de iniciar o aprendizado das Praças em atividades de gestão, a fim de auxiliar os Comandantes das Unidades e Seções do CBMSC. Os cursos compreendem os de formação de Soldados (CFSd), Cabos e Sargentos (CFC e CFS) e o de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS).

 

Academia Bombeiro Militar

A Academia de Bombeiros Militar (ABM) é encarregada pela direção, disciplina, orientação e coordenação das atividades que os cadetes são submetidos durante sua formação acadêmica, a qual corresponde ao Curso de Formação de Oficiais (CFO) e que conta com o apoio das Seções de Ensino e Administrativas do Centro de Ensino. A Academia de Bombeiros Militar é encarregada por preparo e construção os futuros comandantes do Corpo de Bombeiros Militar e por isso trabalha de modo a despertar lideranças, senso de responsabilidade social e constante aprimoramento técnico-operacional. Durante o CFO, o cadete é qualificado ao enfrentamento e gerenciamento das inúmeras e diversificadas missões atinentes a insalubridade e preservação da incolumidade pública.

 

Espaço Físico

Em sua infra-estrutura, o CEBM conta com sete salas de aula, alojamentos, complexo desportivo com ginásio de esportes, piscina térmica e academia de treinamento funcional, campo de treinamento prático, simulacro de acidentes com múltiplas vítimas e produtos perigosos e área segura para resgate veicular. Possui ainda uma ampla e equipada Biblioteca, com cerca de 6 mil exemplares nas mais diversas áreas do conhecimento.

 

Complexo Desportivo

O Complexo Desportivo do Centro de Ensino do Corpo de Bombeiros Militar, administrado pelo Núcleo de Educação Física (NEF), é composto por:

 

Ginásio Poliesportivo

Utilizado para a prática de voleibol, futsal, handebol, jogos recreativos, além de formaturas e eventos. Sua principal função é atender aos alunos em formação no Centro de Ensino do Corpo de Bombeiros - CEBM para a prática de atividade física. Aberto também para a comunidade devidamente cadastrada com horários previamente definidos.
 1 artigo cesportivo ginasio

 

Piscina Semiolímpica

Piscina térmica e coberta utilizada para a prática de natação dos alunos do Centro de Ensino, bem como aulas de natação aplicada nos cursos de formação de guarda vidas civis e militares.

A piscina é aberta para instituições pertencentes à Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina, como a Polícia Militar, Polícia Civil, IGP e funcionários da própria secretaria, devidamente cadastrados.

Atendemos também os Bombeiros Comunitários e Guarda-vidas Civis para treinamento específico visando a Operação Veraneio, onde atuam na prevenção e salvamento aquático nas praias da capital.

 2 artigo cesportivo ginasio

 

Sala para Treinamento Funcional

Destinada a atender o público interno e alunos do Centro de Ensino nas aulas de educação física. Na sala de Treinamento Funcional são realizados exercícios físicos direcionados para as atividades diárias dos bombeiros e funcionários civis da instituição. Aberta também para todos os Bombeiros Militares da capital.

3 artigo cesportivo ginasio

 

Academia de Musculação

Visa proporcionar treinamentos de força e fortalecimento muscular. Destinada a atender o público interno e alunos do Centro de Ensino, aberta também para todos os Bombeiros Militares da capital. 4 artigo cesportivo academia

 

Quadra de Areia

A quadra de areia fica em área aberta, sem cobertura e foi criada como opção para a prática de esportes ao ar livre, como Beach Tênis, Frescobol, Vôlei de Praia, Futevôlei e Futebol de areia. Aberta ao público interno do Centro de Ensino, Bombeiros Militares e alguns grupos de pessoas da comunidade previamente cadastrados.

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193