ITAJAÍ REALIZA ENTREGA TÉCNICA DE VENTILADOR DE COMBATE A INCÊNDIO

Segunda-feira, 10, na sede do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM), em Itajaí/SC, foi realizada a entrega técnica de um ventilador de pressão positiva, marca Lion King, modelo LK-MT 236.

O equipamento foi adquirido pelo valor de R$ 23.950,00 (vinte e três mil novecentos e cinquenta reais), por meio do convênio entre a prefeitura municipal de Itajaí e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

Esse tipo de ventilador é utilizado no combate a incêndios, principalmente, para a remoção da fumaça do local. Essa é uma importante técnica empregada, pois além de melhorar a visibilidade, para que os bombeiros realizem o resgate e alcancem o foco do incêndio, diminui a temperatura do ambiente, pois em ambientes confinados é grande a quantidade de calor acumulada.

Segundo a major Priscila Casagrande, comandante interina do 7º BBM, o uso de ventilador também diminui o risco de "backdraft'', caracterizado por uma "explosão" devido ao grande acúmulo de calor e de fumaça em ambientes confinados. Dessa forma, esse equipamento, além de promover maior eficiência no combate a incêndios, proporciona maior segurança aos combatentes.

Texto:  estagiária Maeury Victoria Pleposki
Imagens: Divulgação CBMSC/Itajaí