O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), com sede em Ituporanga, deu início ao Programa Golfinho em três escolas da região, com o objetivo de promover a educação preventiva entre crianças. A iniciativa contempla alunos do 4º ano do ensino fundamental, com idade aproximada de 9 anos, totalizando 90 estudantes participantes nesta etapa.
As instituições de ensino atendidas nesta fase do projeto são: Centro Educacional Criança Esperança, em Petrolândia; Centro Educacional Professor Verny Passig, em Chapadão do Lageado; e Escola de Educação Básica Tancredo Neves, localizada no bairro Bela Vista, em Ituporanga.
O Programa Golfinho visa capacitar as crianças para que saibam agir de forma preventiva em situações de risco, como afogamentos, acidentes domésticos e emergências cotidianas. Além disso, busca desenvolver valores como cidadania, responsabilidade e respeito ao próximo, contribuindo para a formação de uma sociedade mais consciente e segura.
A ação faz parte das iniciativas do CBMSC voltadas à prevenção e à aproximação da corporação com a comunidade, atuando diretamente na formação de multiplicadores de boas práticas de segurança desde a infância.