Durante um treinamento realizado no sábado, 26, no Centro de Florianópolis, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), por meio do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM), capacitou a equipe do quartel do bairro Estreito em técnicas de combate a incêndios de grande porte.
A ação preventiva teve como objetivo a capacitação da equipe em noções de hidráulica aplicadas ao combate a incêndios e na prática operacional com o canhão monitor manual instalado no caminhão (Auto Bomba Tanque Resgate - ABTR-140).
O treinamento abordou técnicas de operação do equipamento com diferentes vazões de água, focando em situações práticas nas quais o uso correto do canhão monitor é essencial para o controle rápido de incêndios de grande proporção. Também foi aplicada a técnica denominada "Blitz Attack", que consiste em lançar grande volume de água em pouco tempo diretamente sobre o foco de incêndio, reduzindo significativamente a intensidade das chamas.
De acordo com os bombeiros do 1º BBM, a capacitação é fundamental, considerando que o quartel do CBMSC no bairro Estreito é referência em operações de combate a incêndios em Florianópolis. Além disso, é a única unidade da capital equipada com este tipo de canhão, exigindo treinamento constante e domínio técnico dos bombeiros.
A atualização contínua e a prática operacional reforçam o compromisso do CBMSC com a excelência no atendimento e a segurança da população.