No intuito de garantir a segurança dos profissionais e da população, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), desde o início da operação, vem adotando as medidas de controle e de prevenção aos casos do novo coronavírus.
Desde o primeiro decreto emitido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, em março, a corporação modificou a rotina das equipes de plantão, bem como o expediente, criando uma reserva técnica, com profissionais na modalidade home office, que poderá ser acionada para caso algum bombeiro precise ser substituído. O atendimento administrativo ao público externo foi restringido, de acordo com as normas de segurança, para evitar as aglomerações nos quartéis.
Outra ação foi o afastamento daqueles profissionais que pertencem ao grupo de risco, para trabalho remoto.
“A principal intenção é garantir a segurança dos nossos profissionais e da população, para que jamais fique desassistida. Todas as decisões tomadas pelo Comando-Geral, por meio de ordens e procedimentos internos expedidos, seguem as determinações dos decretos do governador do Estado, bem como as situações municipais pontuais, como, por exemplo, o caso de Florianópolis nos próximos 14 dias”, exalta o comandante-geral do CBMSC, coronel Charles Alexandre Vieira.
Procedimentos
A corporação adotou normativas internas, alinhadas com o Centro de Operações de Emergências em Saúde (COES) e Secretaria de Estado da Saúde (SES), atualizadas frequentemente, que regem os procedimentos adotados, a última versão é do dia 25 de junho. Neste documento são apontadas todas as medidas para mitigação dos riscos decorrentes da doença.
Foram estipuladas regras de assepsia na entrada e permanência nos serviços presenciais nos quartéis, bem como está vedada a estadia de profissionais que não estejam em serviço.
Em todos os quartéis foram providenciados álcool em gel; controle de limpeza e higienização constantes de dependências e superfícies tocados com frequência; ventilação das unidades; medidas de conscientização e fiscalização. Nos locais em que há o retorno de atendimentos presenciais, estes são realizados apenas com hora marcada.