Contribuições do CBMSC aos 100 dias de combate à Covid-19 em Santa Catarina

No estado as ações de combate ao novo coronavírus completam 100 dias e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) trouxe a inovação e a tecnologia como ferramentas essenciais para auxiliar os cidadãos.

Neste período foram desenvolvidos sistemas para auxílio do Governo do Estado: a triagem online, idealizada pelo Comando-Geral da corporação e desenvolvida pelo escritório de inovação do CBMSC. Esta ferramenta auxilia as pessoas sobre como proceder quando apresentarem um dos sintomas compatíveis com o novo coronavírus, além de tirar dúvidas, esta ferramenta ajudará o governo a fazer um mapeamento do comportamento do vírus em Santa Catarina. O sistema organiza as triagens realizadas e, de forma anônima, usa a localização dos registros para identificar as regiões que possuem uma concentração maior de casos suspeitos. Relatórios são gerados a partir destes dados e servem como ferramenta estratégica.

Além disso, a Divisão de Tecnologia da Informação (DITi) criou um software para assegurar um melhor atendimento para a população catarinense, que faz a gestão dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Este software permite um mapeamento, que indica quais unidades estão ocupadas com pacientes positivados para a Covid-19 e quais são outras enfermidades, fazendo com que a distribuição dos pacientes pelas unidades hospitalares ocorra de forma segura.

Facilidades para o cidadão com foco na economia

Outra implementação neste período foram os atendimentos online da Diretoria de Segurança Contra Incêndio (DSCI) e o sistema e-SCI, em fase de testes, para facilitar a vida do cidadão, simplificando e desburocratizando, evitando que as pessoas saiam para solicitar os serviços de regularização das edificações e eventos. Para adiantar a adaptação ao sistema, foi lançada uma série de vídeos explicativos e também um “quiz” para fixar os conhecimentos.

A DSCI também criou alternativas para as empresas e locais que necessitam do serviço durante esta pandemia. O serviço sempre prezará pela segurança de todos e, assim, por meio de portarias, flexibilizou a regularização das edificações de algumas atividades econômicas, além de suspender e prorrogar prazos firmados para regularizações e multas.

Auxílio a outros órgãos

Nestes 100 dias o CBMSC atuou também em parceria com outras instituições, sempre buscando agilizar caminhos e processos. Com este propósito a parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e com a Defesa Civil de Santa Catarina foi fundamental na distribuição de equipamentos e donativos.

Por meio dos aviões Arcanjo 02 e 04, do Batalhão de Operações Aéreas, foram entregues materiais e equipamentos para o combate à Covid-19.

Já os alunos do Curso de Formação de Soldados e o Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM) foram empregados para organização e distribuição dos donativos arrecadados para auxiliar famílias carentes.

Segurança dos cidadãos

Desde o dia 22 de abril militares do CBMSC passaram a atuar também como autoridades de saúde para fiscalizar as atividades econômicas liberadas em todo o estado, vistoriando o comércio liberado pelos decretos do governador. Até o momento mais de 12 mil vistorias foram realizadas.

Além disso, desde o dia 17 de março, data do primeiro decreto estadual, bombeiros militares e guarda-vidas civis fiscalizaram praias e cidades alertando e orientando a população para que não ficasse nas ruas, evitando a aglomeração. As mensagens foram gravadas em Inglês, Português e Espanhol.
Outra estratégia adotada foi o cancelamento dos cursos ofertados aos cidadãos, suspensos até o dia 31 de dezembro de 2020.

Segurança dos bombeiros

Para garantir a segurança e a saúde dos bombeiros e funcionários do CBMSC foi criada uma estratégia de serviço em home office. Além de ser uma forma de evitar as aglomerações nos quartéis, é também uma forma de proteção aos profissionais, criando uma reserva técnica, que pode ser acionada para caso alguém precise ser substituído, garantindo os atendimentos aos cidadãos.

Para que os bombeiros da linha de frente fiquem mais seguros, foram adquiridos mais equipamentos de proteção individual, além de adoção de cuidados extras, inseridos na rotina de cada quartel, para evitar a propagação do vírus.

Interatividade

Durante estes dias a instituição criou materiais para reforço na comunicação com a população, trazendo dicas, cuidados e também a prevenção. Além disso, a preocupação com a saúde mental foi um dos destaques, com dicas de atividades físicas e até uma reflexão sobre a pandemia, produzida por um bombeiro militar mestre em psicologia.

Confira os materiais no canal do CBMSC no Youtube!

Texto: Melina Cauduro - Jornalista
Fotos: Divulgação/CBMSC