AUTO-ESCADA MECÂNICA DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ É UTILIZADA PELA PRIMEIRA VEZ EM UMA OCORRÊNCIA DE VULTO

No dia 25, quinta-feira, por volta das 18h, as equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foram acionadas para atendimento de uma ocorrência de incêndio de grandes proporções às margens da BR-101, sentido Sul, km 95, em Barra Velha. Um dos recursos empregados para o combate a este incêndio foi a Auto-escada mecânica do 13º Batalhão de Bombeiros Militar (13º BBM), com sede em Balneário Camboriú, que operou então em sua primeira ocorrência de vulto.

A ocorrência contou com a atuação de bombeiros militares dos municípios de Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema, Piçarras e Barra Velha, além de bombeiros voluntários de Joinville, Jaraguá do Sul, Indaial, São João do Itaperiú, Araquari e Barra Velha, Polícia Militar, Coordenadoria Regional de Defesa Civil de Jaraguá do Sul, Defesa Civil de Barra Velha e Celesc.

Esse tipo de atendimento se caracteriza como uma ocorrência de vulto levando em consideração a natureza, a complexidade e a quantidade de recursos necessários em relação a pessoas e materiais.

Neste incêndio, por exemplo, foram empenhados mais de 40 bombeiros – entre militares, comunitários e voluntários – duas carretas auto-tanque, seis caminhões auto-tanque, quatro auto bomba resgate, quatro automóveis para transporte de materiais e pessoas, dois automóveis de resgate e duas ambulâncias.

A Auto-Escada Mecânica (AEM), utilizada no atendimento desta ocorrência, é uma viatura da marca Magirus, referência mundial na construção de viaturas desse porte, produzida na Alemanha e segue os padrões de certificação europeia. Com ela, o CBMSC atinge um patamar técnico elevado, aumentando a sua eficiência no atendimento de ocorrências de alta complexidade com uso de equipamento com elevados padrões de qualidade e segurança de bombeiros em todo o mundo.

Pesando aproximadamente 26 toneladas, essa viatura possui uma escada de alcance vertical de 55 metros, equipada com um cesto de salvamento com capacidade de 300kg, um elevador de resgate com controle eletrônico para três pessoas, sistema de combate a incêndio com canhão monitor com volume de até 2.500 litros por minuto, gerador elétrico, ventilador de pressão positiva, guincho de 12 mil libras de capacidade e 35 metros de cabo de ancoragem, além de equipamentos diversos para salvamento e resgate.

Essa viatura foi entregue ao CBMSC em dezembro de 2022 e, durante os primeiros meses deste ano, passou por revisões exigidas pelo fabricante, instalação de sistema de radiocomunicação e plotagem.

Durante o serviço a viatura é operada por dois bombeiros habilitados, em regime de prontidão. Como ela é projetada para ter autonomia de 8 horas ininterruptas, sem necessidade de abastecimento, a área de atuação se torna bastante extensa, podendo ser empregada em toda região da foz do Rio Itajaí, apoio em ocorrência na região metropolitana de Florianópolis, bem como em regiões do norte do estado e média Vale do Itajaí.

Texto: Cristina Schulze – assessora de imprensa do CBMSC
Imagens: Divulgação CBMSC

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.