PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (591 palavras)

CHUVAS EM SC: VEJA COMO FOI O ATENDIMENTO DAS EQUIPES EM TIJUCAS E SÃO JOSÉ


Durante o período de chuvas intensas, entre os dias 16 e 17 de janeiro, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atuou ininterruptamente no resgate de vítimas, corte de árvores e limpeza de vias.



Bombeiros do 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar (10ºBBM), de São José, atenderam cerca de 250 ocorrências na região de sua abrangência, incluindo o município de Governador Celso Ramos. Entre as principais situações, destacam-se alagamentos, pessoas ilhadas em locais de risco, deslizamentos de terra, quedas de árvores e acidentes de trânsito, causados pelas condições adversas das estradas.

As equipes de resgate atuaram de forma intensiva, realizando ações de socorro e orientando a população sobre cuidados em situações de chuva forte, como evacuação de áreas de risco e monitoramento de pontos críticos. A atuação eficiente das equipes foi essencial para minimizar danos e garantir a segurança da comunidade.



Tijucas

O CBMSC também atuou no município de Tijucas, nos bairros atingidos pelas chuvas intensas dos últimos dias 16 e 17. Entre a quinta e sexta-feira, foram atendidas em torno de 92 ocorrências, com assistência prestada a mais de 300 pessoas. Apenas na região, foi empregado um efetivo de 23 bombeiros, entre militares e comunitários, utilizando viaturas e embarcações, num total de 05 equipes com caminhonetes 4x4 e mais 04 botes infláveis, 01 ambulância ASU (Auto- Socorro de Urgência) e 01 caminhão ABTR (Auto-Bomba Tanque e Resgate).

As pessoas e animais resgatados das áreas afetadas foram levados para os abrigos disponibilizados pela Defesa Civil da cidade.

Os atendimentos incluíram resgates de pessoas e animais ilhados, desobstrução de vias, salvamentos, atendimentos pré-hospitalares, cortes de árvores, buscas em inundações e enxurradas, intervenções em pequenos deslizamentos e limpeza de ruas e prédios públicos.



Segundo o Capitão Markus Vinicius Silveira, comandante do quartel de Tijucas, graças a ação diuturna e ininterrupta das equipes de salvamento do Corpo de Bombeiros Militar, foi possível atender toda a população.

O CBMSC alerta para os riscos de acidentes e reforça a necessidade de atenção às seguintes situações:

  • Consertos de telhados: Evite subir em telhados danificados sem a devida segurança, pois quedas são frequentes em situações de emergência.
  • Fiação Elétrica Exposta: A água da chuva pode causar curto-circuitos e choques elétricos. Não toque em fios caídos ou estruturas metálicas próximas à rede elétrica.
  • Crateras e Bueiros: Evite caminhar ou dirigir em ruas alagadas. Buracos e bueiros podem estar escondidos pela água, representando um grave risco de queda.
  • Áreas de Encostas: Fique atento a sinais de deslizamento, como rachaduras no solo ou em paredes, inclinação de árvores ou postes e sons de estalos. Em caso de risco, saia imediatamente da área e entre em contato com as autoridades.

O CBMSC segue monitorando as condições meteorológicas e está preparado para agir em qualquer emergência, reforçando a importância de seguir as orientações das autoridades durante períodos de clima severo. A corporação reforça a importância de acompanhar os alertas da Defesa Civil e evitar deslocamentos desnecessários.



Créditos:
Texto: CBMSC/Tijucas e Estagiária B5 Ariany Souza Rodrigues
Imagens: Divulgação CBMSC/Tijucas e Estagiária B5 Ariany Souza Rodrigues
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193