Há menos de uma semana dos treinamentos para certificação dos cães de busca do Corpo de Bombeiros Militar, que aconteceram na Floresta Nacional de Três Barras, o binômio formado pelo Capitão Michels e pelo cão Chewbacca, foi acionado para uma ocorrência de busca em mata fechada, na noite desta segunda-feira (24/09), na região de Canoinhas, sede do 9°Batalhão. Depois de cerca de quinze minutos do início das buscas naquela região, o cão Chewbacca sinalizou com latidos a localização da vítima. O homem estava inconsciente, hipotérmico (com temperatura corporal abaixo do ideal) e apresentando cianose. Após avaliação e primeiros socorros prestados pelos Bombeiros e equipe do Samu, o homem foi levado para atendimento médico especializado.
A família informou que o homem vinha enfrentando problemas psicológicos e estava fazendo uso de medicação controlada, apresentando sinais de comportamento suicida. Ele saiu de casa num momento de distração da família e adentrou a mata que circula a propriedade. Como estava escuro e o local não possui iluminação, a família resolveu acionar o Corpo de Bombeiros Militar para iniciar as buscas.
Depois de fazer uma varredura na região onde os familiares apontaram o desaparecimento do homem, o cão passou a sinalizar na direção oposta, para um local mais afastado que ainda não havia sido vasculhado pelas equipes. “Após entrar na porteira da propriedade vizinha, o cão começou a trabalhar, demonstrando interesse na área. Um comportamento típico de que ele encontrou alguma pista,” conta o Capitão Michels. “O que chamou atenção na ocorrência foi o trabalho do cachorro, que conseguiu acessar a vítima numa situação em que nós Bombeiros não teríamos encontrado”, acrescentou.
O coordenador de cinotecnia do Corpo de Bombeiros Militar, Tenente Coronel Walter Parizotto, diz que na maioria das ocorrências em que há o acionamento dos binômios, a vítima acaba voltando para casa por si mesma, ou acaba sendo encontrada em óbito, em virtude de crimes ou acidentes, explicou. “Mas nesse caso, o binômio obteve sucesso duplo, tanto na localização da vítima como em tê-la encontrado com vida”.
Observações: * O Corpo de Bombeiros Militar tem por praxe a preservação do nome e das características das vítimas.
* As fotos são ilustrativas e não se referem à operação de busca citada.
Créditos: Informações: Capitão BM Clemente Michels
Texto: Krislei Oechsler- Jornalista
Fotos: Soldado BM Jackson Jacques
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar.