Tornado atinge as cidades de Descanso e Belmonte

A última quarta-feira, 10, fortes ventos provocados pela passagem de um tornado marcaram a vida de inúmeras famílias moradoras das cidades de Descanso e Belmonte. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), juntamente com a Defesa Civil e prefeituras dos respectivos municípios atuaram ativamente nos atendimentos de auxílio à comunidade, principalmente com a distribuição de lonas, corte de árvores, isolamento das áreas de risco e com orientações à população.

Os trabalhos realizados pelo 12º Batalhão de Bombeiros Militar iniciaram no final da tarde do dia 10 e estenderam-se até o final do dia seguinte, contando com o apoio de 35 bombeiros militares e comunitários.

No município de Descanso foram realizados 77 atendimentos, 10 cortes de árvores e distribuídos aproximadamente 3.892 m² de lona. Já em Belmonte, contabilizou-se 7 atendimentos, 3 cortes de árvores e foram distribuídos aproximadamente 110 m² de lona.

Conforme dados obtidos junto ao Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) da Defesa Civil de São Miguel do Oeste: dentre casas, imóveis comerciais, galpões e depósitos, foram contabilizadas 156 estruturas com pessoas desalojadas na cidade de Belmonte e 243 estruturas em Descanso.

Texto: B5 do 12º BBM
Fotos: B5 do 12º BBM