Simulado integra Bombeiros Militares, SAMU e PMs em Rio Negrinho

Os Bombeiros Militares do 9º BBM sediado em Rio Negrinho realizaram um treinamento de Resgate Veicular integrado, com a participação do SAMU e  de Policiais Militares. O simulado aconteceu no pátio do quartel e expôs os procedimentos utilizados pelos Bombeiros Militares no atendimento a acidentes de trânsito, enfatizando a importância do apoio dos demais órgãos neste tipo de ocorrência.

Para o treinamento, foi criado um cenário de colisão entre dois veículos, com vítimas presas às ferragens. Os Bombeiros, agentes do SAMU e Policiais Militares atuaram em conjunto, simulando a atuação de cada um em atendimentos desta natureza. As entidades puderam conhecer a rotina de resgate dos Bombeiros, trocar informações e conhecer melhor as necessidades e procedimentos realizados.

O simulado foi sugerido pela Bombeira Comunitária Marli Linzmeyer, que também atua como técnica do SAMU e sentiu necessidade de que os atendentes conhecessem melhor os procedimentos realizados pelo CBMSC, trabalhando de forma integrada para rever, desenvolver e reforçar as técnicas de Resgate Veicular. O evento contou com a presença dos Policiais Militares da Companhia da PM de Rio Negrinho, equipes do SAMU de Rio Negrinho e São Bento do Sul e Bombeiros Militares e Comunitários.

Estatísticas Brasileiras

No Brasil, o trânsito é a principal causa de óbitos entre jovens de 15 a 29 anos. Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina são os estados que concentram o maior número de acidentes com vítimas, sendo Santa Catarina o segundo colocado, com 12% dos acidentes. Os dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT) mostram a gravidade de uma ocorrência frequente na rotina dos Bombeiros Militares e agentes do SAMU, além de ressaltar a importância dos treinamentos e desenvolvimento das técnicas de Resgate Veicular.

Créditos: informações: Quartel de Rio Negrinho. CNT - Confederação Nacional do Transporte.