Maior evento Latino-americano em resgate começa em Chapecó

Uma solenidade na manhã desta quinta-feira (16/08), no hotel Lang, Centro de Chapecó, abriu oficialmente a primeira edição do Rescue Days em Santa Catarina. Organizado pelo Corpo de Bombeiros Militar (6º BBM), por meio da Associação de Bombeiros Comunitários, em parceria com a empresa alemã Weber-Rescue, referência mundial em fabricação de ferramentas para desencarceramento de vítimas presas a ferragens, o evento reúne instrutores internacionais que, durante três dias, repassarão conhecimento técnico e operacional a Bombeiros Militares catarinenses e profissionais de resgate de outras partes do Brasil e do mundo.

Durante a abertura, o representante da empresa Weber, Reiner Antritter dissse que esta é a maior edição do evento fora da Alemanha, onde surgiu há 15 anos. “O Rescue Days também acontece na Argentina, Chile, e outros países da América Latina e da Europa, mas com menor número de participantes. Estou muito feliz por estar aqui e poder passar os próximos três dias compartilhando experiência e treinamento com profissionais de várias partes do mundo”, disse.

Em discurso, o Tenente Coronel Hilton de Souza Zeferino, comandante do 6º Batalhão de Bombeiros Militar, que organiza o evento em Chapecó, disse que toda a logística foi pensada da melhor forma a oferecer aos participantes o que há de melhor no mundo em conhecimento na área de resgate veicular. “Nosso objetivo é melhorar ainda mais as técnicas de salvamento e resgate, para garantir maior sobrevida de pessoas e diminuição sequelas das vitimas”.

O Chefe do Estado- Maior do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM, Alexandre Correa Dutra representando o comandante-geral na abertura do evento, disse que o Bombeiro Militar catarinense só tem a ganhar com o nível técnico das capacitações oferecidas. “Esperamos que nesses três dias nós consigamos treinar em ambiente controlado o que atendemos na prática, para diminuir o tempo resposta e proporcionar uma retirada com qualidade de vítimas encarceradas, atens de um atendimento em ambiente hospitalar.”

A solenidade de abertura também contou com a presença do Comandante da 3º Região de Bombeiro Militar, coronel BM Luiz Carlos Balsan e de representantes da Prefeitura Municipal de Chapecó e da Unochapecó.

O argentino Luis Parodi veio da cidade de Baradero, na Argentina, para participar pela primeira vez do Rescue Days. Ele e mais quatro colegas de trabalho terão a incumbência de aprenderem novas técnicas de resgate e de gerenciamento de situações de acidentes veiculares para repassarem o conhecimento adquirido, aos demais componentes dos Bombeiros Voluntários de Baradero, outros 60 integrantes no total. “ Nossa cidade tem intenso tráfego de caminhões e veículos de carga. Atualmente, nossa principal ocorrência consiste em atender e resgatar vítimas desse tipo de acidente. Por isso, espero que o evento possa nos atualizar com relação a novas técnicas de desencarceramento e tecnologias ferramentais necessárias para extração”, explicou.

Programação do Rescue Days

O evento está dividido em palestras teóricas e oficinas práticas. As apresentações teóricas acontecem no auditório do Hotel Lang, no Centro de Chapecó.

Já as oficinas, 12 no total, foram montadas nos pavilhões da Efapi. As bases foram estruturadas para proporcionar aos participantes diferentes cenários simulados de acidentes de trânsito, que vão desde casos menos complexos, até situações que envolvam veículos de grande porte, como caminhões ou ônibus e vitimas presas embaixo de veículos.

Veja o conteúdo das Oficinas e os locais onde ocorrem:

Pavilhão III

Oficina 01_ Choque lateral com objeto fixo.

Oficina 02_ Desencarceramento de vítimas a veículos leves.

Pavilhão IV

Oficina 03 – Veículos Novos.

Oficina 04 – Estabilização de veículos pesados (caminhões/ ônibus).

Oficina 05 _ Veículos tombados sobre vítimas.

Oficina 06_ Veículos híbridos.

Oficina 07_ Desencarceramento vítimas acidentes carro X caminhão.

Pavilhão II

Oficina 08_ Manipulação com serras.

Oficina 09 _ Vans e furgões.

Pavilhão I

Oficina 10 _ Resgate de vítimas em veículos maiores.

Oficina 11_ Desencarceramento vítimas veículos pesados.

Oficina 12_ Destombamento de ônibus.

Texto: Krislei Oechsler- Jornalista

Fotos: Sargento BM Ewerton Luiz de Oliveira / Soldado BM Tiago Moritz.

Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.