Quartel de São José comemora 17 anos de implantação

Na tarde desta sexta-feira, 01 de junho, foi realizada na sede do 10° Batalhão de Bombeiros Militar em São José a formatura alusiva aos 17 anos de implantação do quartel. Na ocasião, ocorreram também os atos de entrega do título Amigo do Bombeiro, entrega de medalhas de Mérito Bombeiro Militar, formatura do Curso Avançado de Atendimento a Emergências (CAAE) e homenagem aos Bombeiros Militares transferidos à reserva remunerada. A formatura também comemorou o dia Nacional do Bombeiro (02 de Julho).

Homenageados e Agraciados

Na oportunidade foram homenageados os seguintes bombeiros militares, transferidos à Reserva Remunerada: 1° Sargento BM Flademir Moretoni, 1° Sargento BM Isabel Cristina de Melo Coan, 1o Sargento BM Claudir Luiz Werlang, 1° Sargento BM Odelon José da Silva, 1° Sargento BM Claudiomar dos Santos, 1° Sargento BM Moisés Ferreira, 1° Sargento BM Sezinho Alexandre Zucco Paoli, 2° Sargento BM Sérgio Narbal de Cássio, 3° Sargento BM Ailton Sebastião Bruchado e 3° Sargento BM Gilson Luiz Silveira.

Com a medalha de Mérito Bombeiro Militar foram agraciados os seguintes militares: na categoria Ouro – Subtenente BM Deodoro Gomes Ribeiro, 1° Sargento BM Flademir Moretoni e 2° Sargento BM Nazário Osvaldo Santana; na categoria Prata 3 ° Sargento BM João Batista da Silva e Cabo BM Márcio Geovani Menezes; na categoria Bronze 1° Sargento BM Claudir Luiz Werlanger, 3° Sargento BM Cláudio Luiz Andrade e Soldado BM Renata Zimmermann.

Novos Bombeiros Comunitários

A ocasião também contou com a formatura de 30 novos Bombeiros Comunitários, que prestaram seu compromisso perante ao Pavilhão Nacional. Os recém-formados estão aptos a compor voluntariamente as guarnições de serviço do Batalhão como auxiliares aos Bombeiros Militares. O Curso Avançado de Atendimento a Emergências (CAAE) contém 104 horas/aula com mais 240 horas de estágio operacional e possui grade curricular a qual inclui conhecimentos de primeiros socorros, combate e prevenção de incêndio, segurança contra incêndio e brigada de incêndio. Possibilitou também a formação de todos como Brigadistas Particulares, os quais poderão atuar preventivamente por meio de atividades de combate a princípios de incêndio em empresas e eventos.

Ao final do evento os 30 recém-formados Bombeiros Comunitários receberam o batismo simbólico com o tradicional banho.

A cerimônia contou com a presença do Comandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Onir Mocellin, do Subcomandante-Geral do CBMSC Coronel BM Flávio Rogério Pereira Graff, o Chefe do Estado-Maior do CBMSC Coronel BM Edupércio Pratts, de autoridades municipais, regionais e também do efetivo dos quartéis do batalhão.

Créditos: B5 do 10° BBM