Projeto Golfinho conclui expansão em Santa Catarina

Santa Catarina recebe todos os verões um grande número de turistas que chegam principalmente ao litoral, no período de férias. Com isso, o número de acidentes ligados aos banhos de mar, piscinas e rios cresce significativamente nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), boletim 2019, o afogamento é a segunda causa de óbito em vítimas de 1 a 4 anos de idade e terceira causa de 5 a 14 anos.

30.10 ProjGolfinho

Com intuito de reduzir e até mesmo acabar com estas tristes estatísticas foi criado, pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), o Projeto Golfinho, um Programa de Conscientização e Prevenção sobre os Perigos dos Ambientes Aquáticos, Cidadania e Meio Ambiente, que possui a finalidade de educar o público infanto-juvenil (entre 9 e 13 anos de idade) orientando de maneira lúdica os participantes sobre a utilização segura das praias, rios, lagoas e piscinas.

30.10 ProjGolfinho2

Além de educar e conscientizar os jovens, o projeto possui caráter social e integrador, incentivando o convívio harmônico entre as pessoas e o meio ambiente. As primeiras turmas foram formadas na Operação Veraneio 1998/1999, no município de Itajaí. Até o presente ano, mais de quarenta e três mil crianças já foram capacitadas nas principais praias do litoral catarinense.

30.10 ProjGolfinho3

Baseado nos impactos positivos da experiência, o Comando do CBMSC entendeu que o programa deveria atender também as regiões não litorâneas do estado, tendo em vista que 70% dos afogamentos no Brasil ocorrem em água doce (rios, lagos e piscinas), segundo dados da Sobrasa.

Desta forma, em fevereiro de 2017, a Coordenadoria de Programas Comunitários do CBMSC recebeu a missão do Comando-Geral de coordenar o processo de ampliação das ações de prevenção dos acidentes em ambientes aquáticos.

30.10 ProjGolfinho4

A então Cabo BM Krueger, através da Câmara Técnica do Projeto Golfinho, coordenou o processo iniciado com o deslocamento até a região do Batalhão de Chapecó, juntamente com o Guarda-vidas Civil Glaunei do 1º Batalhão Bombeiro Militar, afim de executar o piloto do Projeto Golfinho no município.

Acompanhados do 1º Sargento Huning, designado pelo Comando do 6º Batalhão, foram formadas 150 crianças nas cidades de Chapecó e Itá.

30.10 ProjGolfinho5

Após o período da execução do projeto em pequena escala, a Coordenadoria promoveu uma reunião na sede do 6º BBM com os Comandantes dos Batalhões da 3ª Região de Bombeiro Militar (Chapecó, São Miguel do Oeste e Xanxerê), na qual a 3º Sargento Krueger apresentou a experiência, resultados alcançados e as metas do CBMSC.

No encontro, foram discutidas as especificidades da região e as formas de atuação, a fim de não descaracterizar o programa já institucionalizado. A partir daí, as estratégias para expansão do Projeto Golfinho foram definidas, ampliando com isso as abordagens relacionadas à realidade de rios, cachoeiras, piscinas, entre outros.

Na temporada seguinte (2017-2018), algumas turmas do programa foram executadas em Chapecó, Itá, São Miguel do Oeste, Mondaí e Itapiranga, capacitando 380 crianças.

30.10 ProjGolfinho6

Ao final de 2018, a Coordenadoria promoveu o 1º Curso de Instrutor do Projeto Golfinho para os Batalhões da 3ª Região, ministrados pela Sargento Krueger e Sargento Jéssica, o curso foi um marco no processo pois habilita os instrutores, Guarda-vidas Militares, Guarda-vidas Civis e Bombeiros Comunitários a trabalharem com as crianças de forma coordenada, com os objetivos do programa.

Nos dias 16 e 17 de outubro deste ano, foi realizado o Curso de Instrutor do Projeto Golfinho na 2ª região envolvendo os BBMs de Lages, Canoinhas, Curitibanos e Joaçaba, fechando assim a expansão do programa para toda área atendida pelo CBMSC.

Na última temporada (2018-2019), foram capacitadas 6.222 crianças em todo o estado catarinense. Para a próxima temporada (2019-2020), a meta do CBMSC é capacitar 10 mil crianças em todo o estado catarinense.

30.10 ProjGolfinho7

A metodologia utilizada no Projeto Golfinho consiste, basicamente, em oficinas específicas ministradas com o auxílio de um “kit pedagógico” desenvolvido especialmente para o projeto, que conta com brincadeiras e jogos educativos.

Após cada tema ser exposto pelo instrutor, tem início a fase recreacional do Projeto Golfinho, com brincadeiras dirigidas às crianças, que reforçam o aprendizado. Ao final do projeto, ocorre a formatura e as crianças recebem um certificado de participação e firmam o lema do projeto, “Água no umbigo, sinal de perigo!”

Créditos: Sargento BM Glaucia Krueger