PESQUISAR

Profissionais de educação recebem treinamento em Canoinhas

No início deste mês cerca de 100 profissionais da educação infantil e especial do município de Canoinhas participaram de treinamento concedido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, sediado em Canoinhas.

O curso contou com carga horária de 8h/aula e possuiu dois módulos: Noções De Atendimento Pré Hospitalar (APH) - primeiros socorros e Noções de Combate a incêndios. Este treinamento tem o objetivo de orientar profissionais a prestarem o primeiro atendimento a vítimas em casos de engasgamento e primeiros socorros em geral, além do combate de princípios de incêndio, para realizarem antes das equipes de emergência chegarem.

 


O treinamento atende as obrigatoriedades da Lei 13.722, de 4 de outubro de 2018, chamada popularmente de Lei Lucas, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil. A criação dessa lei ocorreu devido a um acidente que ocorreu com Lucas Begalli, uma criança de apenas 10 anos de idade, que perdeu a vida em um passeio escolar. A causa da morte foi asfixia mecânica que ocorreu em questão de minutos. Ou seja, ele se engasgou com um pedaço de salsicha do cachorro quente que serviram no lanche, mas não recebeu os primeiros socorros de forma rápida e adequada. Essa fatalidade poderia ter sido evitada se houvesse preparo sobre primeiros socorros pelas pessoas responsáveis pelo evento.

Segundo o Subtenente Aristeu Cavalheiro, responsável pelo curso e chefe do setor de ensino e instrução do 9º Batalhão de Bombeiros Militar, “a presença de profissionais de ensino capacitados a prestar o primeiro atendimento na escola é de extrema importância para contribuir com o trabalho das equipes de emergência (SAMU e Bombeiros), em função da distância e do tempo de deslocamento das equipes até a escola, principalmente em casos de engasgamento”, disse. 

Créditos:
Texto e fotos: João Paulo Zorek - estagiário do 9º BBM
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193