Primeira turma de Bombeiros Mirins de Lages conclui formação

A primeira turma de Bombeiros Mirins de Lages está prestes a concluir a formação. Com 36 crianças de nove a 12 anos, matriculadas na Escola Municipal de Educação Básica Aline Giovana Schimitt, do Bairro Guarujá, o curso prepara os jovens para ações de defesa civil, prevenção, segurança, primeiros socorros e proteção ao meio ambiente. A formatura ocorrerá no próximo dia 1º de dezembro.

Na tarde da última quinta-feira (24/11), os alunos foram levados ao Parque Ecológico Municipal para participar de atividades lúdicas e simulação de atendimento pré-hospitalar na mata. Os trabalhos contaram com o auxílio de militares do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros e do labrador Barney, cão que está sendo treinado em Lages para atuar em operações de busca e resgate a vítimas. Um dos momentos mais marcantes da tarde foi o batismo, no qual os jovens tomaram um banho com a água do caminhão dos bombeiros.

A coordenadora do programa, Soldado BM Janaina Candia Costa, explica que a turma se reúne uma vez por semana na escola, durante três horas, para realizar atividades teóricas e práticas na natureza.

“Em outras cidades, o programa é realizado dentro dos batalhões, e aqui em Lages fazemos nas escolas e em lugares como o Parque Ecológico. Isso resulta na melhora da autoestima e autoconfiança dos alunos”, disse.

“Estou muito feliz em participar do Bombeiro Mirim, porque eu sempre gostei de ajudar as pessoas. Gosto dos treinamentos de primeiros socorros, e o meu sonho é ser bombeiro”, conclui a estudante Naiara Oliveira Cadernal, de 12 anos e aluna do sexto ano.

Créditos: Texto: Josi Ribeiro / Jornalista Pablo Gomes - Agência de Desenvolvimento Regional de Lages