Prevenção de afogamento em rios

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina com sede em Joinville, juntamente com a Coordenadoria Regional de Defesa Civil, Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Joinville e o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville iniciaram a instalação de placas de sinalização nas áreas não-guarnecidas- que não contam com guarda-vidas.

20 10 21 Prevencao em afogamentos Joinville interna

O objetivo é investir na orientação das pessoas que utilizam esses lugares para prevenir afogamentos no próximo verão.
Inicialmente estão sendo sinalizados os pontos identificados com maior prioridade, devido ao alto risco de afogamento e quantidades de banhistas nas últimas temporadas.

20 10 21 Prevencao em afogamentos Joinville placas

Algumas medidas simples para evitar afogamento em água doce:
- Não entre em rios de corredeiras e, se estiver em uma embarcação, utilize o colete salva-vidas.
- Se for entrar em um rio sem corredeira, mantenha o nível da água na altura dos seus joelhos ou utilize colete salva-vidas. A profundidade pode aumentar rapidamente.
- Nunca entre na água alcoolizado ou mergulhando de cabeça.
- Se estiver em perigo, mantenha a calma, flutue e acene por socorro e não nade contra a correnteza.
- Se for ajudar, não entre na água para salvar, ligue 193, jogue algum material flutuante e aguarde um profissional chegar.
- Para evitar acidentes, procure se banhar em locais com supervisão de guarda-vidas.

Texto: Capitão Polliana Müller Giacomin
imagens: Soldado Ewa Camila de Matos Oliveira