PESQUISAR

Praia Acessível chega a Jurerê Internacional

 

Passava das 8h da manhã, deste sábado 1° de abril, quando o ônibus com paratletas, portadores de deficiência e familiares que integram o Programa de Apoio a Pessoa Portadora de Deficiência da Eletrosul e do Instituto Paulo Escobar chegou à praia de Jurerê Internacional, norte da ilha de Santa Catarina. Apesar do céu encoberto, todos estavam motivados a passar o dia na praia, tomar banho de mar e participar das atividades recreativas e desportivas que foram preparadas na faixa de areia. O programa batizado como “Praia Acessível” tem por objetivo democratizar o acesso à praia e o banho de mar, tornando o espaço da faixa de areia acessível a qualquer pessoa. O programa começou no último verão nas praias de Palhoça e pela primeira vez chegou a Jurerê Internacional.

 

 

Com apoio do Corpo de Bombeiros Militar, mais especificamente, das guarnições de Palhoça, de São José, do 1° Batalhão de Florianópolis, do Grupamento de Busca e Salvamento- GBS, e dos alunos da escola de formação de Cabos, os portadores de deficiência entraram no mar para se banhar com segurança, já que estavam sob cadeiras especiais e monitorados pelos bombeiros.

 

 

Apesar de já frequentarem a praia e de se banharem no mar com apoio de familiares e de guias especializados, Vanessa e o marido Fábio, usaram as cadeiras especiais pela primeira vez. Antes de entrarem na água, eles pareciam apreensivos e ansiosos. Mas acabaram ficando boa parte da manhã no mar. Algum tempo depois, sempre com apoio do Corpo de Bombeiros, eles experimentaram usar a cadeira especial como boia, já que a estrutura é flutuante. Ao sair da água, o casal disse querer repetir a experiência. “A cadeira é uma nova experiência. A gente se sente mais segura e confortável para entrar na água", disse Vanessa.

 

 

Janete e o marido trouxeram o filho. Eles já participaram da ação “Praia Segura” nas praias de Palhoça. Como já se considera experiente, o rapaz foi o primeiro a entrar no mar nesta manhã com o uso da cadeira flutuante. Para os pais, a participação da família em eventos como o deste sábado servem para que a sociedade passe a ser menos preconceituosa e a perceber que a inclusão é possível. “Sempre fizemos questão de participar. A gente percebe o quanto nosso filho fica feliz em se sentir aceito e a desfrutar de um banho de mar com segurança. A alegria dele é visível no sorriso”, diz a mãe.

 

 

Para Cristiane, coordenadora do Programa de Apoio a Pessoa Portadora de Deficiência da Eletrosul a integração social da pessoa portadora de deficiência à sociedade é fundamental. “Com isso além de possibilitar novos laços entre a empresa e os funcionários, é possível criar vínculos sociais também mais estreitos com a sociedade, contribuindo com a inserção social do portador de deficiência e de seus familiares. Portanto, eu traduziria esta ação como sendo de ganhos para todos,” diz.

Entre insituições, participantes e familiares, cerca de pessoas participaram do “Praia Acessível” deste sábado (1°/04) em Jurerê Internacional, que também contou com apoio da Trikids- Trithlon para crianças e IronMind.

 

Texto: Krislei Oechsler

Imagens Jackson Jacques

 

 

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193