4°BBM encerra Operação Veraneio sem óbitos por afogamentos

Na última semana, em Balneário Rincão, ocorreu o encerramento da Operação Veraneio 2016/2017, na área do 4º Batalhão de Bombeiros Militar. Os trabalhos preventivos foram desenvolvidos nos municípios de Balneário Rincão, Morro dos Conventos, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Passo de Torres e Praia Grande (em região de água doce). Durante a solenidade foi apresentado um resumo da Operação, com relação a equipamentos, ocorrências e efetivo empregado.  O destaque foi o fechamento das atividades sem registro de mortes por afogamentos em áreas monitoradas pelos guarda-vidas.  Este é o terceiro ano consecutivo sem mortes em áreas guarnecidas no 4°BBM.

Durante os trabalhos da Operação Veraneio, na área do 4° BBM foram empregados cerca de 200 guarda-vidas civis, 15 guarda-vidas militares, além de equipes de logística, de rondas e mergulhadores à disposição de todos que frequentaram as praias, lagoas e rios da região. Quanto à infraestrutura foram empenhadas duas  embarcações, cinco quadriciclos,  cinco motonáuticas,  sete  viaturas e outros equipamentos para proteção e resgate.

Foram formadas 2144 crianças no Projeto Golfinho e proporcionado a 209 pessoas com deficiência física ou mental a possibilidade de se banhar no mar com total segurança através do Praia Acessível.Na cerimônia formam homenageados os bombeiros militares e guarda-vidas civis que se destacaram pela excelência dos seus trabalhos nessa temporada.

Presidida pelo Comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, Tenente Coronel BM James Marcelo Ventura contou com a presença do Prefeito Municipal de Balneário Rincão, Jairo Celoi Custódio; o Secretário de Administração de Cocal do Sul, Clédio Fachin; o Subcomandate da GEIC de Içara, Major PM Cleber da Silva Benedet Inácio; Vice-presidente da FECABOM Glauce Aparecida Fávaro; o Presidente da Associação dos Bombeiros de Içara, José Dionísio Cardoso, além de outras autoridades civis e militares, familiares e comunidade.