PESQUISAR

Oito anos de Arcanjos em Santa Catarina

 

Pode ser que enquanto você lê este texto, a sirene de algum quartel no estado esteja tocando para acionamento de algum de nossos Arcanjos. Isso significa que alguém precisa de ajuda e que o socorro vai chegar pelo céu. Afinal de contas, Arcanjos, mesmo nome das quatro aeronaves do Corpo de Bombeiros Militar, são considerados os líderes dos anjos que atuam nas missões mais difíceis e especiais.

 

 

Tem sido assim, há oito anos em Santa Catarina, desde que foi criado o Batalhão de Operações Aéreas, que atua no salvamento de pessoas nas mais diversas situações, com uso de aeronaves. De acordo com um levantamento feito pelo Batalhão, em oito anos de atuação, os quatro Arcanjos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina já atenderam diretamente mais de 5.950 pessoas, em mais de 6.400 missões aéreas. Foram 106 apoios a partos emergenciais ou transportes de parturientes e recém nascidos, 1.607 transportes emergenciais entre hospitais, de órgãos a serem transplantados ou em apoio para monitoramento aéreo em situações de desastres naturais. No mesmo período, os Arcanjos atuaram na busca ou resgate de 348 casos de pessoas perdidas, desaparecidas ou que precisavam de ajuda. Outras 370 situações envolviam casos de afogamentos e de resgate aquático. A campeã dos atendimentos são as emergências cardíacas. Foram 1.071 casos atendidos. Infelizmente, em nem todos foi possível reverter o quadro, mas em muitas situações o suporte aéreo e especializado fez toda a diferença para garantir a vida das pessoas. E, se ai menos uma foi salva, nosso trabalho ja valeu a pena.

 

 

 

Para comemorar os oito anos de implantação do Batalhão Operações Aéreas em Santa Catarina, uma solenidade acontecerá nesta sexta-feira, 2/2, ás 9h, no hangar do BOA junto ao Aeroporto Hercílio Luz. Na ocasião, também acontecerá a troca de comando do Batalhão, do Coronel BM Giovani Fernando Kemper ao Tenente Coronel Diogo Bahia Losso.

 

 

Atualmente, o Batalhão Operações Aéreas atua com 4 aeronaves, são os helicópteros Arcanjos 01 e 03, sediados em Florianópolis e Blumenau, respectivamente, e os aviões Arcanjos 02 e 04, todos com base na Capital. Os aviões são empregados em missões secundárias como transporte inter hospitalar, transporte de órgãos e pacientes para transplantes, repatriamento de pacientes internados fora do estado ou da sua região, transporte de frações de tropa. Recentemente, o avião foi usado para o repatriamento de um menino Argentino e da mãe, vítimas de um acidente grave na BR 470 em Pouso Redondo. Já os helicópteros, por serem menores e mais ágeis, são usados nas missões primárias, ou seja, atendimento inicial de vítimas, como acidentes de trânsito, emergências cardiológicas, afogamentos, buscas, resgates. Todo o trabalho é feito em parceria com o SAMU, que oferece todo suporte médico e especializado nos atendimentos.

 

 

 

Informações: Batalhão Operações Aéreas

Texto: Krislei Oechsler- Jornalista- CCS-CBMSC

Fotos: Jackson Jacques- Soldado BM

 

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193