PESQUISAR

Morro do Cambirela, em Palhoça, tem incêndio e resgates atendidos pelo CBMSC em 3 dias

Nos últimos três dias o Morro do Cambirela foi destaque no estado. No domingo, 26, o local esteve em chamas, necessitando da atuação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).



Foram mais de cinco horas de trabalho das equipes do 10º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em São José, com bombeiros dos quartéis de São José e Palhoça e do Batalhão de Operações Aéreas (BOA). Como o local é de difícil acesso, foi preciso que o helicóptero Arcanjo 01 levasse os bombeiros até o topo do Cambirela, para o combate por terra e também a necessidade de a aeronave utilizar o “bambi bucket”, equipamento utilizado pelo helicóptero para despejar água no local do incêndio.



Durante esta operação a equipe do Batalhão de Operações Aéreas realizou um resgate de quatro pessoas, dois homens e duas mulheres, que estavam realizando trilha e não conseguiram descer por conta das chamas.

As operações continuaram na segunda-feira, 27, já que restavam dois pequenos focos de incêndio, que foram controlados pela equipe da aeronave arcanjo 01, uma vez que o local era íngreme e as equipes não conseguiriam atuar por terra.

Resgate nesta terça-feira

Na tarde de segunda, 27, o CBMSC foi acionado pelo telefone 193, novamente para ocorrência no Morro do Cambirela, desta vez para uma busca terrestre, envolvendo o desaparecimento de três adolescentes, de 13, 17 e 18 anos que se perderam em uma trilha.

Bombeiros do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Florianópolis foram acionados e realizaram a primeira busca ainda na noite de segunda-feira, divididos em duas equipes, porém sem encontra-los até a madrugada.

Na manhã desta terça-feira as buscas recomeçaram, com uma equipe do GBS, com 05 bombeiros, além de mais 08 bombeiros do quartel de Palhoça, que conhecem bem o local e o binômio (dupla entre cão e bombeiro militar), Soldado Valdeley e cão Marley.

Divididos em duas equipes os bombeiros buscaram pelas trilhas, com o apoio de montanhistas. Por volta das 13h15min um montanhista encontrou os adolescentes e avisou os bombeiros, que foram até o encontro dos três, que estavam conscientes, sem sinais de desidratação e acampados em uma parte do Morro.

Por conta do incêndio de domingo ter acontecido na mesma região, os adolescentes e familiares foram encaminhados para prestar esclarecimentos para a Polícia Civil de Santa Catarina, já que podem ser testemunhas, caso tenham visto algo que contribua nas investigações.

Trilhas seguem proibidas

É importante frisar que as trilhas e permanência em parques segue proibida pelo decreto do Governo do Estado de Santa Catarina.

Créditos:
Texto: Melina Cauduro – Jornalista
Fotos: Divulgação/CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193