Janeiro se encerra com solenidades de promoção

O último dia de janeiro, 31, foi marcado pela promoção de 01 Oficial e 39 praças do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em todo o estado.

A promoção representa a manifestação de prestígio e consideração aos militares e é o símbolo maior almejado, denotando dedicação e esmero na execução do serviço. Além disso, o ato de promoção representa o reconhecimento pela responsabilidade empregada pelo militar no dia-a-dia da profissão.

Atos em conjunto com a Polícia Militar na Capital

A solenidade que aconteceu nesta manhã, na Capital, foi realizada em conjunto com a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM).

Neste ato foram promovidos a Subtenente, pelo CBMSC:

Subtenente BM Israel Machado;
subtenente BM Zenildo Zulmiro Verissimo;
Subtenente BM Sandro Luis Bueno Suter;
Subtenente BM Lindomar Dorvalicio Martins;
Subtenente BM Antonio Cesar Cavalcante da Silva;
Subtenente BM Fernando Gomes;
Subtenente BM Paulo Cesar Correia;
Subtenente BM Ricardo Nilso da Silva;

Promovidos a 2º Sargento:

2º Sargento BM Marcelo Augusto Menezes;
2º Sargento BM Sergio Luiz Alves

Promovido a Coronel:

Também foi realizada a promoção de 01 Oficial que chegou ao último posto da carreira militar. A partir de hoje o CBMSC conta com o Coronel BM Marcos Aurélio Barcelos.

O evento teve a participação da Banda de Música do CBMSC, regida pelo 2º Sargento Marcelo Augusto Menezes, que foi um dos promovidos do dia. A banda é composta por músicos voluntários, que passaram pelo Curso de Formação de Bombeiros Comunitários.

A cerimônia terminou com o tradicional desfile em continência aos Comandantes-Gerais do CBMSC e da PMSC, além do batismo aos promovidos.

Confira mais fotos da cerimônia aqui.

Itajaí e Balneário Camboriú

No Vale do Itajaí ocorreu em conjunto a formatura do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), de Itajaí e do 13º BBM, de Balneário Camboriú. O evento aconteceu na sede do 13º, com homenagens a Bombeiros Militares que passaram para a reserva remunerada, além da formatura do Curso de Formação de Bombeiros Comunitários e a tão esperada promoção na carreira militar, em que os Bombeiros Militares do 7º Batalhão, Sargento Polastri, Sargento Bagattoli e Sgt Alexandre alcançaram a sua última graduação da carreira de Praças, as insígnias de Subtenentes e o cabo Pereira recebeu a divisa de 3º Sargento.

Criciúma

Na sede do 4º BBM, em Criciúma, a solenidade contemplou também a entrega de uma viatura, medalhas, promoção e passagem para reserva remunerada.

O evento foi marcado pela entrega de uma viatura para serviços administrativos, adquiridos pelo convênio entre Prefeitura Municipal de Criciúma e Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

A promoção é uma conquista almejada por todos os militares, na oportunidade, foram promovidos à graduação de Subtenente os bombeiros militares Cleiton de Bem Albino e Wanderlei Pereira de Oliveira.

Durante a solenidade foram entregues a medalha de atendimento pré-hospitalar para o major Henrique Piovezam, medalha por tempo de serviço categoria prata e mérito comunitário para o capitão Samuel Ambroso e medalha por mérito categoria ouro para o 2º sargento Renato Bonelli Bitencourt.

A Reserva Remunerada é um reconhecimento por todos os serviços prestados pelos militares ao longo de sua vida. Após 30 anos de dedicação à vida Militar, na manhã desta sexta-feira, 31, o subtenente Wanderlei Pereira de Oliveira assinou sua passagem para Reserva Remunerada e conquistou o direito do merecido descanso.

Texto: Melina Cauduro, Sd BM Isabiele e Manuela Silva
Fotos: Soldado BM Eduardo de Souza, Soldado BM Isabiele e Manuela Silva