Itajaí recebe doação de equipamentos produzidos pelo IFSC

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) recebeu no último dia, 19, máscaras tipo FaceShield produzidas pelo campus Itajaí do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Os equipamentos de proteção individual (EPIs) serão utilizados por bombeiros de 19 municípios do 7º Batalhão.

26082020

A produção das máscaras começaram no início do mês de agosto quando o IFSC recebeu um equipamento de corte a laser comprado com recursos do edital de chamada emergencial de combate à Covid-19. O modelo é o que foi disponibilizado, pela Ambev e que utiliza apenas PET Cristal transparente, o que permite que o material seja leve, confortável e não marque o rosto.

O tenente-coronel Fabiano Bastos das Neves, comandante do 7ºBBM, enfatiza que a chegada dos materiais permitirá às nossas guarnições, um nível de proteção maior do que já é empregado nos equipamentos normalmente utilizados. Outro a explicar um pouco mais da importância da produção desse novos EPIs foi o professor e coordenador do projeto no campus Itajaí, Ulisses Caetano. Na oportunidade, o professor enfatiza que o campus está viabilizando a compra de mais 500 quilos do material utilizados na produção.

A demanda pela fabricação das máscaras de proteção individual chegou ao campus pela Coordenação Regional de Proteção e Defesa Civil de Itajaí que abrange municípios de toda a Foz do Rio Itajaí. Além da fabricação durante esse período de pandemia, o IFSC atua junto à coordenação regional por meio do Centro Integrado de Gerenciamento e Desastres de Itajaí (Cigerd) nas áreas de projeto de pesquisa, extensão, eventos e serviços que contribuam não só para mitigar os efeitos da pandemia, mas para todo e qualquer risco de desastres na região.

Texto: Tenente Douglas Tomaz Machado
imagens: B5 do 7ºBBM