Iniciam as obras do Centro de Inovação em Resgate e Saúde (CIRS)

Na tarde de ontem, 24, em Chapecó, aconteceu a solenidade que marca o início das obras do Centro de Inovação em Resgate e Saúde (CIRS).

O descerramento da placa e o lançamento da pedra fundamental são o marco do início das obras deste espaço de ensino de uso cooperado e colaborativo envolvendo o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), Prefeitura Municipal de Chapecó, Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS), Unochapecó, Udesc, UCEFF e Senac

A Solenidade contou com a presença do Comandante-Geral do CBMSC, coronel Charles Alexandre Vieira, além de demais autoridades envolvidas no projeto.

2509 pedra 02

O CIRS será um polo especializado na formação e capacitação continuada de bombeiros e profissionais de saúde. O local contará com um complexo de saúde, com estrutura similar a um hospital, permitindo a realização de simulações. Nesse espaço, será possível o desenvolvimento de competências e habilidades durante todas as fases acadêmicas que compõem formação do profissional da área da saúde, permitindo ainda sua recertificação e constante atualização pós formação.

Com o propósito de se tornar referência no atendimento ao trauma, o CIRS impulsionará a pesquisa nessa área, construindo e compartilhando conhecimento que terá impacto direto em saúde pública. Para os discentes, o CIRS possibilitará o desenvolvimento do raciocínio clínico, correlação do processo saúde doença, a prática dos protocolos de atendimento pré-hospitalar de acordo com as competências de cada profissional, a integração com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e o Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) básico e avançado.

2509 pedra

Contará ainda com áreas para simulação de ocorrências envolvendo veículos leves, pesados, composições férreas e aeronaves. Dentre os locais, destacam-se o túnel para atendimento em situações de baixa visibilidade e presença de fumaça, a ponte com tanque alagado e todas as demais áreas que simularão rodovias e áreas urbanas, com cruzamentos, guardrails, postes e demais estruturas.

O centro de inovação em resgate e saúde foi concebido no modelo de cooperação e gestão compartilhada.

Texto: 3º Sargento Ewerton Luiz de Oliveira
imagens: 3º Sargento Ewerton Luiz de Oliveira