Força-Tarefa de Tubarão treina resgate aquático

A Força-Tarefa do 8º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Tubarão, realizou, nessa sexta-feira, 3, o primeiro treinamento do ano sobre busca e resgate de vítimas ilhadas ou em locais de inundações e enxurradas. O local escolhido para as práticas foi o rio que corta o município de Pedras Grandes, pela topografia acidentada da região.

Durante as aulas, foram revistas as técnicas de deslocamento em corredeiras, resgate de vítimas utilizando sacos de arremesso, além das atividades de resgate com botes infláveis, sendo repassadas as formas de condução em corredeiras e abordagens a vítimas em situações de afogamentos.

O objetivo do treinamento foi promover o nivelamento técnico e o entrosamento entre os integrantes da Força Tarefa -08. Apesar do risco presente de sinistros envolvendo inundações e enxurradas, esta não é uma ocorrência enfrentada com frequência pelas equipes de resposta. Portanto, o treinamento é fundamental para que técnicas sejam revistas e um planejamento prévio seja realizado para eventos dessa natureza, o que mantém os profissionais preparados para serem acionados a qualquer momento.

Sobre a Força-Tarefa

Cada um dos 14 Batalhões de Bombeiros Militar do Estado possui uma equipe de Força-Tarefa, que atua de forma independente às equipes diárias de resposta. Com viaturas 4×4, embarcações e kits específicos para cada tipo de situação (deslizamentos, estruturas colapsadas, enchentes e inundações, incêndios florestais e outros desastres), as equipes de Força-Tarefa tem autonomia de equipamentos e profissionais para todas as situações que ultrapassem a capacidade de resposta local.

Ela é composta por 12 bombeiros militares com maior capacidade técnica na área do Batalhão. A ideia principal da Força-Tarefa é a autossuficiência – caso acionada, ela deve ter condições de, por si só, permanecer no local do desastre por um prazo mínimo de 10 dias sem a necessidade de recursos adicionais, até o cumprimento da missão institucional. A Força-Tarefa do 8º Batalhão de Bombeiros Militar possui integrantes de Laguna, Capivari de Baixo, Tubarão, Braço do Norte e Orleans.

O comandante é o 2º Tenente Henrique José Schuelter Nunes, comandante do Pelotão de Orleans.

Informações e fotos: 8°BBM