Força-Tarefa 04 faz treinamento de resgate para situações de cheias

Estar sempre pronto para as mais diversas situações é uma necessidade das 14 equipes de Forças-Tarefa que atendem o Estado. Na última segunda-feira, 27, os bombeiros que compõem a Força-Tarefa 04, do Batalhão de Criciúma, treinaram para situações de busca e resgate de vítimas de inundações e enxurradas. A atividade foi desenvolvida nas corredeiras do Rio Cubatão do Sul, em Santo Amaro da Imperatriz e contou com o apoio técnico da Empresa Ativa Rating.

No período da manhã, foi percorrida uma corredeira de 5 quilômetros. Neste trecho, foram repassadas técnicas de condução de embarcação inflável com remo, transposição de obstáculos, natação em corredeiras, técnicas de segurança dos bombeiros, resgate com cabos e em corredeiras, situações de emergências com e sem embarcações, entre outras.

A segunda etapa ocorreu no período vespertino, com o desafio de percorrer 10 quilômetros de corredeiras. O objetivo nesta etapa foi aprimorar mais ainda a prática das técnicas de remar e de condução, além de conhecer a hidrologia e dinâmica das correntezas.

Enchentes e enxurradas são as adversidades climáticas mais comuns em SC.

O desastre natural mais comum no estado de Santa Catarina envolve o excesso de chuvas em diferentes períodos do ano, o que acaba provocando situações de enchentes e enxurradas em muitos municípios catarinenses. Por mais que os serviços de meteorologia evoluam na tentativa de prevenir e alertar a população, em muitos casos, os avisos não chegam em tempo. E, além de famílias desalojadas ou desabrigadas de suas casas, o excesso de chuvas acaba por provocar vítimas, sejam por afogamentos, arrastamentos pela força da água ou soterramentos, em virtude dos deslizamentos de terra, que eventualmente podem acontecer.

O surgimento das equipes de Força-Tarefa nos 14 batalhões do Corpo de Bombeiros Militar surge da necessidade de ter demanda de profissionais para atender a população nas mais diversas ocasiões, em especial, nas ocorrências que envolvem desastres naturais. Nesse caso, o treinamento e a capacitação profissional são fundamentais.

Informações: 4°BBM