Florianópolis: comunidade homenageia bombeiros no carnaval

Uma família do bairro Rio Vermelho em Florianópolis resolveu homenagear os Bombeiros Militares neste carnaval, confeccionando um carro alegórico em formato de helicóptero Arcanjo.

A seguir, o relato da Sra. Tatiana dos Santos, moradora do bairro e participante desta iniciativa:

“Oi, sou Tatiana sobrinha Sargento Dutavio, que esteve conversando com o Soldado Moritz sobre nosso carro alegórico que pediu pra escrever um pouco sobre e mandar algumas fotos...

Bom, esse é nosso terceiro carro que foi planejado pelo meu pai João Batista, mais conhecido como Kadú, e meu tio Norton, conhecido como Guinde.

Em novembro, ao pensar no que fariam pra este carnaval, veio a ideia de um helicóptero vermelho, então estava na hora de colocar em prática. Em dezembro meu pai começou a montagem do madeiramento em cima de um chassi de um carro (um Fiorino antigo).

Ficando pronta essa etapa, veio a parte que meu tio trabalha: na colagem de papéis, sendo primeiro jornais e por cima folhas brancas, coladas uma a uma com grude (polvilho e água). Depois de seco vem a parte da decoração, onde entra o resto da família: minha mãe (Nadja), minha tia (Lena), meu tio (Sargento Dutavio), meu primo (Xande) e eu. Essa paixão por carnaval vem da família da minha mãe, pois o pai dela (Mario Xavier) era carnavalesco nas grandes sociedades das antigas em Florianópolis, como a Granadeiros de Ilha, onde aprendeu como eram feitos os carros.

Nossa homenagem foi uma forma de agradecer a cada guerreiro e guerreira (para não chamar de anjos na terra), que arriscam suas próprias vidas para salvar as nossas.

Nosso carro esta no Rio Vermelho em Florianópolis, na Servidão Epifânio dos Santos, n° 44.

Agradeço a atenção de todos e está aqui o convite para virem ver o carro!”