Fenômeno meteorológico atinge município de Tangará

Na última sexta-feira,14, o município de Tangará e região foram acometidos por um forte temporal com queda de granizo em algumas partes da cidade e principalmente no interior ocasionando grandes estragos. A força dos ventos, estimada em 130Km/h, foi suficiente para virar um caminhão. Segundo informações da Defesa Civil e prefeitura de Tangará, cerca de 80% do município foi destruído.

Dentre os estragos destaca-se o destelhamento de 50% do Hospital Municipal Frei Rogério, a destruição de 90% da empresa Valpasa, com 32 mil m², 60% da empresa Sopasta, com 42 mil m² e o bairro Vila 3 de Outubro, um bairro carente que foi bastante atingido tendo a maioria das casas danificadas.

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e Defesa Civil Municipal atuaram na primeira resposta distribuindo lonas, itens de assistência humanitária e abrigando todas as pessoas que ficaram desabrigadas e desalojadas. A região recebeu diversas doações além daquelas fornecidas pela Defesa Civil, sendo que através de empresas como Via Atacadista e JBS, Grupo de Escoteiros Joinville e diversas entidades filantrópicas e voluntários coletaram e distribuíram os mais diversos itens para doação e restabelecimento das pessoas afetadas pelo temporal.

Os últimos números oficiais apontam inicialmente 150 pessoas desabrigadas e aproximadamente 500 pessoas desalojadas, sendo que hoje ,18, permanecem ainda 30 pessoas desabrigadas. Ratifica-se que o interior ainda não foi contabilizado totalmente e esses números podem sofrer alterações significativas.

Foram realizados cerca de 230 cortes de árvores, 11 averiguações de fios elétricos, distribuídos mais de 16 rolos de lona ultrapassando os 96.000m² de lona. Para finalização da resposta inicial, período de sexta até domingo, estiveram empenhadas 6 viaturas das cidades de Tangará e Videira e um total de 53 Bombeiros Militares e Comunitários.

Uma equipe do CBMSC segue em apoio a Defesa Civil auxiliando no transporte de alimentos, água e no cadastro das famílias em vulnerabilidade.

Texto: Capitão Leandro Flores Emmanuelli
imagens: B5 do 2ºBBM