PESQUISAR

Espanha: artigo de militar do CBMSC é destaque em conferência

 

 

Nos dias 16, 17 e 18 de novembro ocorreu o evento "FEMTC - Fire Evacuation Modeling Technical Conference 2016" em Torremolinos, Espanha. Pesquisadores de diversas áreas (engenheiros, matemáticos, físicos, programadores) apresentaram artigos que versam sobre a simulação de incêndio e evacuação em túneis, metrôs, edifícios comerciais e hospitais. São profissionais dos Estados Unidos, França, Itália, Portugal, País de Gales, Nova Zelândia, Espanha, Suécia, Suiça, Alemanha, Romênia, Brasil, entre outros países, que desenvolvem modelos de incêndio e de evacuação.

 

Entre os artigos selecionados para apresentação na conferência internacional está o trabalho do 2º Tenente BM Wagner Alberto de Moraes, da Diretoria de Atividades Atividades Técnicas do CBMSC, cujo o título é: "Uncoordinated egress: an experiment" - Saída descoordenada: uma experiência (tradução livre).

 

A elaboração do artigo pautou-se no aprofundamento dos resultados da monografia apresentada em 2014 como pré-requisito para conclusão do Curso de Formação de Oficiais (CFO). Segundo o 2° Tenente BM Wagner, "no trabalho foram realizados ensaios de evacuação combinados com o uso de software de simulação, demonstrando cientificamente a importância do tamanho e distribuição das saídas de emergência, tornando eficiente a saída das pessoas dos locais com grande concentração de público em situações de urgência".

 

Os pesquisadores dos países participantes enalteceram o modelo do ciclo completo de bombeiro adotado em Santa Catarina. Relataram que em seus países de origem as autoridades e os cidadãos enfrentam uma série de dificuldades por estarem sujeitos a várias instâncias e órgãos distintos para tratar de segurança contra incêndio e pânico. Acrescentaram também que em muitos locais as pesquisas são pouco aplicáveis, enquanto no modelo do CBMSC tem-se a oportunidade de pesquisar, desenvolver e aplicar os resultados dos estudos desenvolvidos, incluindo o aprendizado extraído de casos reais por meio da perícia de incêndio.

 

A participação do 2° Tenente BM Wagner neste evento coloca o CBMSC em destaque no panorama internacional referente à pesquisa científica sobre saídas de emergências. A troca de experiências entre os pesquisadores e o acesso aos diversos trabalhos certamente contribuirá para atualização e evolução das normas de segurança contra incêndio catarinenses.

 

 

Créditos: Diretoria de Atividades Técnicas - DAT

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193