Educação a distância: videoconferência avalia ciclos

Na tarde de terça-feira (21/01) oficiais da corporação e da Diretoria de Ensino do CBMSC participaram da reunião de de Avaliação de Ensino do 1º Ciclo de Instrução de Manutenção de Salvamento Aquático e Coordenadoria de Praia (IMSAQ) do CBMSC, e do Curso de Capacitação de Princípios da Pedagogia para Ensino Bombeiro Militar (CPPEBM), ambos oferecidos na modalidade de Educação a Distância - EaD, planejados e executados no ano de 2016, sob coordenadoria educacional da própria Diretoria de Ensino.

A Instrução de Manutenção e o Curso foram oferecidos ao público interno (Bombeiros Militares do Estado) com objetivos específicos no ambiente virtual de aprendizado (AVA) e através da plataforma Moodle.

Ao 1º Ciclo de Instrução de Manutenção de SAQ ocorreu do mês de outubro à início de dezembro de 2016, com carga horária de 40 horas/aulas. Foram 1033 bombeiros matriculados, que se encontram nas regiões litorâneas e nas que possuem participação ativa na Operação Veraneio do CBMSC 2016/17. Participaram tanto os profissionais que atuam hoje diretamente com a atividade de salvamento aquático quanto o efetivo das unidades operacionais, e que atende ao público administrando os recursos e garantindo o sucesso da operação. Quase metade da corporação foi oportunizada a (re)construir conceitos e práticas operacionais, resultando no preparo, padronização e competências de todo o efetivo envolvido na Operação Veraneio 2016/17.

Conforme o relato dos participantes do Ciclo de IMSAQ:

“Foi um excelente iniciativa de aprendizagem e atualização profissional que trouxe conhecimentos técnicos da atividade de salvamento aquático a todos os bombeiros militares do litoral, que a partir de agora têm ciência plena do serviço, bem como da importância do trabalho desenvolvido nas nossas praias. Todo os assuntos referentes a matéria foram devidamente esgotados, com aulas bem informativas e de fácil compreensão.”

“A instrução foi muito proveitosa em todos os sentidos, atualização, debates sobre os assuntos em questão e também nas pesquisas realizadas para o amplo conhecimento e confronto de informações. Para outras instruções e cursos futuros através dessa plataforma pouca coisa deverá ser aperfeiçoada.”

O primeiro Curso de Capacitação de Princípios da Pedagogia para Ensino Bombeiro Militar (CPPEBM) provém de uma parceria com o Centro Universitário Municipal de São José – USJ, para extensão científica, aberto e voltados aos professores do CBMSC e com carga horária de 20h/a. O curso ultrapassou expectativas: desafiador por ser a distância e tratar de questões pedagógicas, ao mesmo tempo claro, conciso, direto, dinâmico, prazeroso, com muitas referências, material de apoio, ambiente virtual simples e prático, rapidez e comprometimento das professoras em sanar dúvidas e motivação à participação dos alunos, com qualidade nas abordagens realizadas.

O ensino hoje tem uma nova abordagem e é essencial despertar no estudante a vontade de participar do curso, de acordo com Paulo Freire “(...) ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção”.

Vale ressaltar que de forma inovadora e interessante, toda a avaliação dos cursos EaD foi apresentada por meio de recurso de transmissão ao vivo, Youtube live. Tal ferramenta uniu os responsáveis e apresentadores da avaliação, em uma mesma sala virtual, aproximando as cidades de Florianópolis e Chapecó (respectivamente, sede da Diretoria de Ensino e a da atual lotação do Capitão BM Anderson, ex coordenador EaD). Estavam presentes na reunião o Diretor de Ensino do CBMSC, Tenente Coronel BM Alexandre Corrêa Dutra, o Subdiretor Tenente Coronel BM Marco Aurélio Gonçalves, mais oficiais da DE, um oficial da Chefe da Seção de Instrução e Ensino do 6º Batalhão e Cadetes BM que estagiam nas seções e que nesta oportunidade acompanham o B-3 do 6ºBBM.

Anuncia-se também que a partir de 17 de abril deste ano iniciará o 1º Ciclo de Instrução de Manutenção em Salvamento em Altura, na modalidade EaD, com a finalidade de aprimorar e fortalecer a identidade profissional única, nos serviços prestados pelo CBMSC em todo o Estado.

Créditos: Capitão BM Ana Paula Guilherme - EaD/DE/CBMSC