PESQUISAR

DiTI adota novas tecnologias e métodos de desenvolvimento

A partir do dia 10 de abril de 2019, a DiTI começa a trabalhar com as tecnologias e métodos de desenvolvimento de software mais modernos do mercado.Agora, aplicando metodologia ágil de desenvolvimento (uma combinação de/Scrum, Kanboard, XP/, etc.), os produtos são implementados em pequenas entregas periódicas, demonstrando o trabalho pronto aos interessados e validando se a equipe está no caminho certo. Assim, pode adaptar o que foi feito, para estar cada vez mais perto da solução desejada, mesmo que sofra alterações no decorrer do projeto (o que é muito comum).

A comunicação com o interessado do produto é diária, o processo étotalmente transparente, todos podem passar na seção e verificar o andamento dos trabalhos através do quadro, ou participar das reuniões diárias onde se discute o que foi feito, o que será feito eos problemas identificados.

DIT

Ao final de cada período, após a demonstração do que já está pronto, é realizada uma reunião de retrospectiva, onde se foca no que pode ser melhorado e no que deu certo (englobando gestão de processos e problemas técnicos), aplicando melhorias no próximo período, fechando, assim, o ciclo de Deming. A equipe nunca para de evoluir!

A qualidade do código no processo também é primordial, tornando o sistema com baixo custo de manutenção (menos pessoas, menos tempo, menos gasto, menos retrabalho), envolvendo /Test-driven-development, continuous deployment e integration, code style, doc style/, etc.

Uma diferença importante é que a equipe fica focada em um conjunto de necessidades conforme decidido na reunião que precede o período,só alterando no que trabalhar após o planejamento do período subsequente. Isso é essencial para evitar a multitarefa, que consome muito tempo na mudança de escopo, para dimensionar a produtividade e para direcionar os esforços para o que o Comando realmente precisa.

Mas e as demandas urgentes, como ficam? Para isso um dos membros da equipe é escolhido como o "Batman", é assim: se surgiu um problema "Chame o Batman", como sugere Henrik Kniberg. Assim, todas segundas-feiras é definido o responsável para cuidar das demandas urgentes, criando uma barreira para que os demais consigam focar noobjetivo maior do Comando. Quando não há nada urgente, o combatentevolta seus esforços para o projeto.

DIT2

Todas as novas tecnologias e novas maneiras de trabalhar não só incentivam uma produção moderna de desenvolvimento pela equipe da DiTI, mas também amadurece a Instituição para quando necessita elaborar contratos de aquisição de produtos de software e a fiscalização desses contratos, afinal, só é possível fiscalizar aquilo que conhecemos. Conhecendo padrões modernos de desenvolvimento, exigimos padrões modernos de desenvolvimento nas terceirizações, gerando, a médio e longo prazo, economia ao Estado.

 

Texto: Divisão de Tecnologia da Informação

 

 

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193