PESQUISAR

Decreto cria batalhão do Corpo de Bombeiros Militar em Rio do Sul

O decreto 611, de 21 de maio de 2020, do Governo do Estado de Santa Catarina, cria o 15º Batalhão de Bombeiros Militar, na cidade de Rio do Sul, trazendo autonomia e uma gestão de recursos específicos para atendimento do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) na região.

"Esta é uma demanda que já era solicitada ao CBMSC há alguns anos. No passado já houveram tratativas para concretizar o 15ºBBM, com o objetivo de proporcionar mais autonomia a região, que apesar do tamanho e importância ao Estado e ao CBMSC, ainda era subordinada à outro Batalhão. Com a assinatura do governador Carlos Moisés, poderemos criar este Batalhão e beneficiar ainda mais a sociedade com um serviço de excelência”, explica o Comandante-Geral do CBMSC, coronel Charles Alexandre Vieira

Entenda a criação do 15º Batalhão de Bombeiros Militar

A região de Rio do Sul pertencia ao 5º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Lages, que era o maior batalhão do CBMSC, em questão territorial, abrangendo 25% e que atendia 48 municípios ao total. Com a criação do 15º batalhão Rio do Sul terá 29 municípios atendidos e Lages ficará com 19.

Para se ter uma ideia da importância desta região, os 48 municípios atendidos pelo 5º batalhão atenderam 13.655 ocorrências entre os dias 01 de janeiro e 31 de dezembro de 2019, destas ocorrências, 6.470 foram nos 29 municípios que agora pertencem ao 15º Batalhão. Além disto, entre Lages e Rio do Sul há uma distância de 130 km.

Para a concretização desta transformação foi realizado um estudo, analisando a área atendida, as ocorrências e peculiaridades da região. O quartel que abrigará a sede do Batalhão foi ativado no local em 31 de março de 1973 e possui todas as condições de funcionamento, não necessitando de investimento. A ativação do batalhão acontecerá em meados de junho e o Comando-Geral do CBMSC está realizando uma consulta interna para a definição do comandante do batalhão.

“Essa é uma grande notícia para Rio do Sul, que há muito tempo aguardava para instalar seu próprio batalhão. Isso permitirá mais autonomia e reforço da estratégia de atuação dos valentes profissionais que atuam na cidade e na região”, exalta o chefe da Casa Civil, Amandio João da Silva Junior.

Sobre os Batalhões do CBMSC

Rio do Sul ganha o número de 15º pela ordem de criação nas regiões. Na ordem de criação o CBMSC possui como sede: Florianópolis, Curitibanos, Blumenau, Criciúma, Lages, Chapecó, Itajaí, Tubarão, Canoinhas, São José, Joaçaba, São Miguel do Oeste, Balneário Camboriú e Xanxerê. Também existe o Batalhão de Operações Aéreas (BOA), que não entra com numeração já que se trata de uma atividade específica, porém é ativado em Florianópolis.

Créditos:
Texto: Melina Cauduro - Jornalista
Imagens: Divulgação/CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193