Comandante-Geral exalta participação de militares catarinenses em Brumadinho

No dia 30 de janeiro de 2019, a primeira equipe de Força-Tarefa de Santa Catarina chegou na cidade de Brumadinho. Já no cenário da tragédia, ainda em uma missão de proporção desconhecida, os trabalhos iniciaram com um estudo da área, reconhecimento do local com os cães e a análise da situação, junto com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, para o desenho da estratégia a ser empregada.

Mas a missão começou antes disso. 72 horas antes, para ser mais exato. A Força-Tarefa catarinense estava de prontidão desde o dia 27 de janeiro, movimentando militares e materiais de diversas áreas do estado. No dia 29, a assinatura do governador Carlos Moisés da Silva deu início a uma jornada que durou mais de 50 dias, envolveu mais de 40 homens e também 7 cães.

Sol, chuva, lama, muito trabalho, poucas horas de descanso, em meio a um cenário de imensa tristeza e comoção e os nossos bravos homens estavam lá para dar alento a quem precisava de uma mão amiga, na hora mais difícil.

Iniciamos a missão sem saber ao certo até onde ela iria. E, assim, as equipes foram se revezando, enquanto os nossos irmãos de farda mineiros precisaram de nós e nós não falhamos. Persistimos, seguimos e muitas vezes engolimos as lágrimas, sabendo da dor das famílias, que mesmo diante daquela situação catastrófica não nos negaram empatia e solidariedade.

Hoje, um ano após a tragédia, estamos aqui para agradecer a cada um dos militares catarinenses que se dedicaram para fazer aquilo que sabem de melhor: o bem, sem olhar a quem. Exaltar por se dedicarem a esta valorosa Corporação e aos cidadãos que precisam de nós em momentos nem sempre felizes.

A proporção da missão era muito maior do que cada um poderia imaginar, mas em momento algum os catarinenses recuaram, desistiram ou deixaram de dar o melhor que poderiam no momento. E é por isso que cada um dos homens que esteve envolvido nesta missão merece um agradecimento e principalmente o reconhecimento deste Comando.

Santa Catarina tem orgulho de cada equipe de Força-Tarefa que se revezou e levou esperança para as famílias de uma cidade devastada. Cumprimos a nossa missão, com a força e a honra que ela merecia.

Equipe 01:

Soldado Gabriel Augusto Pinheiro
Soldado Willian Valdeley Marques
Cão Zaara

A valorosa continência aos militares que compuseram as equipes de Força-Tarefa.

Coronel Charles Alexandre Vieira
Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina