Chapecó tem novo quartel do Corpo de Bombeiros

Na tarde desta sexta-feira (21/02) aconteceu a inauguração das instalações do Corpo de Bombeiros Militar na cidade de Chapecó. A solenidade contou com a presença do Governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Prefeito Municipal, Luciano José Buligon, Deputados Estaduais e Federais entre outros.

O novo quartel possui um total de 3.500 metros quadrados e abrigará as guarnições de serviço operacional, todo serviço administrativo de prevenção e ensino e comando do Batalhão. Além disso, terá biblioteca, auditório, duas salas de aula e academia. O gasto total destinado a construção foi de R$ 7.092.303,84 e com equipamentos e mobílias internas R$ 1.276.088,08. Total de 8.368.391,92.

Entrega de viaturas e equipamentos

Como parte do planejamento estratégico do Batalhão no processo de renovação da frota, objetivando reduzir gastos com manutenção e oferecer um serviço de excelência a população foram investidos R$ 933.378,90 na aquisição de três viaturas e equipamentos. Com o apoio do SITRAN e MPT foram repassados R$ 414.920,00. Sendo que o custo total com viaturas e equipamentos foi de R$ 1.348.298,90.

Auto Carreta Tanque - ACT-07

A viatura possui um caminhão trator da marca Volkswagen modelo 19330 e tem capacidade de armazenamento e transporte de 22 mil litros de água utilizada principalmente na atividade de combate a incêndio.

Auto Bomba Tanque e Resgate – ABTR-89

Essa viatura é ágil para resposta rápida a quase todos os tipos de ocorrências. Caminhão da marca Volvo modelo VM 330 que possui uma reserva de 4500 litros de água para combate a incêndio, equipamentos hidráulicos para resgate veicular e salvamento em altura.

Auto Socorro de Urgência – ASU-285

Ambulância Mercedes Benz modelo Sprinter 415 CDI destinada à atendimentos de urgência e emergência no âmbito pré-hospitalar equipada com equipamentos necessários ao suporte básico a vida.

Equipamento Hidráulico

Aquisição de desencarcerador para extração de vítimas da marca Weber-Hydraulic.

O total de aquisições foi de R$ 9.716.690,82 entregues na solenidade e que a partir de hoje passam a atender a população de Chapecó e região.

O Comandante do 6º Batalhão de Bombeiros Militar, Tenente Coronel Hilton de Souza Zeferino, comentou que a parceria com entidades privadas, públicas e profissionais que colaboram de forma cooperativa na elaboração do preventivo fez toda a diferença.

Houve muitas homenagens e agradecimentos aqueles que contribuíram para que tudo fosse feito e adquirido. Ao final houve descerramento da placa da nova sede do 6º Batalhão e visita as instalações

Galeria de Fotos: CLIQUE AQUI

Texto: Ewerton Luiz Oliveira