Centro de Inovação em Resgate Veicular e Saúde do CBMSC é apresentado para governadora interina

Um projeto inovador no mundo, concebido em modelo de cooperação e gestão compartilhada foi criado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. O Centro de Inovação em Resgate Veicular e Saúde (CIRS), que está em construção em Chapecó foi apresentado para a governadora interina, Daniela Reinehr, além da deputada federal Caroline de Toni, em reunião virtual, nesta terça-feira, 24, com a presença do Comandante-Geral do CBMSC, coronel Charles Alexandre Vieira e o comandante do 6º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), tenente-coronel Hilton Zeferino.

25112020

A reunião teve o objetivo de apontar demandas referentes ao projeto, como recursos financeiros para o término da construção da estrutura física, bem como para aquisição de equipamentos, além de suporte para parcerias entre as áreas de resgate – bombeiros, auto pista, polícias, e também de saúde, como Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e unidades hospitalares.

O CIRS

O local será um polo especializado na formação e capacitação continuada de bombeiros e profissionais de saúde. O local contará com um complexo de saúde, com estrutura similar a um hospital, permitindo a realização de simulações, contendo 12 salas. Nesse espaço, será possível o desenvolvimento de competências e habilidades durante todas as fases acadêmicas que compõem formação do profissional da área da saúde, permitindo ainda sua constante atualização pós formação.

Com o propósito de se tornar referência no atendimento ao trauma, o CIRS impulsionará a pesquisa nessa área, construindo e compartilhando conhecimento que terá impacto direto em saúde pública. Para os discentes, o CIRS possibilitará o desenvolvimento do raciocínio clínico, correlação do processo saúde doença, a prática dos protocolos de atendimento pré-hospitalar de acordo com as competências de cada profissional, a integração com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e o Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) básico e avançado.

O espaço ainda com áreas para simulação de ocorrências envolvendo veículos leves, pesados, composições férreas e aeronaves. Dentre os locais, destacam-se o túnel para atendimento em situações de baixa visibilidade e presença de fumaça, a ponte com tanque alagado e todas as demais áreas que simularão rodovias e áreas urbanas, com cruzamentos, guardrails, postes e demais estruturas. Além disso, permitirá pesquisas na área do Resgate Veicular, implementação de tecnologias que reduzam lesões em acidentes veiculares e fomentar a inovação no resgate veicular.

O centro de inovação em resgate e saúde foi concebido no modelo de cooperação e gestão compartilhada envolvendo o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), Prefeitura Municipal de Chapecó, Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS), Unochapecó, Udesc, UCEFF e Senac

Neste também foi aprovado o projeto de aquecimento da piscina do centro, em Brasília-DF, pela Secretaria Especial dos Esportes, ente vinculado ao Ministério da Cidadania.
No complexo aquático do Centro de Inovação em Resgate e Saúde ocorrerão ações visando o desenvolvimento de atividades esportivas e educacionais, como o Projeto Golfinho, tendo como foco a prevenção ao afogamento e a formação cidadã.

Projeto apresentado na Áustria

Em 2019, o tenente-coronel Hilton Zeferino, apresentou o projeto do CIRS na Áustria, a fim de obter apoio da empresa para operacionalização.

A empresa em que o projeto foi apresentado, fundada em 1974, é a alemã Weber Rescue, que é referência em equipamentos de resgate hidráulico e pneumático em todo o mundo, com dispositivos de combinação, sistemas de estabilização, espalhador, cilindro de resgate e cortadores, entre outros.

Texto: Melina Cauduro e Sargento Ewerton Luiz Oliveira
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427