CBMSC na APAE de Palhoça faz alunos se sentirem bombeiros

Esta sexta-feira 17, está sendo mais do que especial para os cerca de 260 alunos atendidos pela Apae de Palhoça. Vestindo luvas, jaqueta de proteção e capacetes, sob orientação dos bombeiros militares, os alunos fizeram fila para experimentar a sensação de desempenhar algumas das atividades de combate a incêndios.

A atividade social do dia de hoje, é fruto de uma parceria entre a Apae com o Corpo de Bombeiros Militar de Palhoça e visa, principalmente, promover a inclusão social das pessoas portadoras de deficiência mental. Para a diretora pedagógica, Enedir De Bona, proporcionar novas vivências aos alunos além de auxiliar no desenvolvimento motor e emocional, também estreita os laços sociais, promovendo a inclusão. “ A gente vê no sorriso, na expressão de alegria e de euforia o quanto eles estão gostando da prática. Eles precisam se sentir socialmente integrados, o que é salutar para o desenvolvimento humano.”

Bombeiro há 25 anos, o Sargento Andrade, sempre quando possível, participa de eventos de inclusão social com a Apae da cidade. Nos dias mais quentes de verão a parceria resultou em várias ações do programa “Praia Acessível”, que oportuniza banho de mar seguro às pessoas com dificuldades de locomoção e ou deficiência mental. “Como bombeiro, posso dizer que, em algumas ocorrências a gente volta para casa se sentindo muito mal. Tem dias que parece que nada deu certo. Mas depois de ações sociais como esta, certamente, todos nós bombeiros voltamos para o quartel mais motivados e com a certeza de dever cumprido”, desabafa.

O 1° Tenente Pereira concorda com o parceiro de trabalho e conclui que a missão institucional do Corpo de Bombeiros Militar pode ir além de salvar vidas. “As ações sociais são de fundamental importância para que as pessoas conheçam mais das atividades desenvolvidas pela instituição, e para que os bombeiros também se sintam mais valorizados enquanto profissionais”.

As atividades de combate a incêndios e de passeio de caminhão de bombeiros continuam durante todo o dia.

Texto: Krislei Oechsler

Fotos: Jackson Jacques