Cães do CBMSC treinam em Itajaí

Manter os cães ativos é indispensável, durante o ano todo, para o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). E pelo fato de o verão ser uma época muito quente para os animais, principalmente aos filhotes, é preciso que se tenham alguns cuidados e escolher locais específicos para manter o bem estar dos nossos amigos.

O 7º Batalhão de Bombeiros Militar, de Itajaí, organizou um treinamento motivacional, com os Labradores, em um local fresco e que mescla diversos tipos de terrenos, como gramado, terra e água.

"Os cães adoram água, por isso organizamos sempre atividades que sejam prazerosas para eles. Os animais brincaram muito e, consequentemente, por trás de toda a diversão teve ainda o objetivo de ensinar os filhotes quanto a ambientes que simulam irregularidades, como por exemplo em desabamentos, buscas de pessoas que venham a cair nos costões, ou que possam ficar perdidas em locais semelhantes", explica o sargento Amorim.

Neste treinamento, que faz parte de uma rotina, participaram os binômios:  soldado Amorim e a filhote Moana, o cabo Premoli e o filhote Bono, o cabo de Souza e a cadela Zaara, além do soldado Valdeley e o cão Marley, orientados pelo sargento Amorim.

"Foi um treino elaborado para a motivação no trabalho com cães. Para os filhotes nós focamos na necessidade de cada um, já para os cães mais velhos, já certificados e que estavam com um ritmo um pouco menor por conta do retorno para a rotina de treinamentos nós trabalhamos o reforço com a figuração, de acordo com o trabalho de busca,  é importante manter essa rotina, para que na hora de uma ocorrência os cães estejam sempre preparados. Foi um trabalho bem estratégico, em que os cães puderam se divertir fazendo o que gostam e como recompensa, receberam a possibilidade de entrar na água junto com o condutor", reforça.

Texto: Soldado Isabiele - 7º BBM e Melina Cauduro – Jornalista
Fotos: 7º BBM