PESQUISAR

Cães de busca e cinotécnicos do Brasil reúnem-se em certificação

 

 

Durante o XVI Seminário Nacional de Bombeiros, ocorrido de 9 a 11 de Novembro em Florianópolis, um dos principais eventos foi a 2ª Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate – Modalidade Busca Rural, realizada durante os dias e noites do Seminário. Com a participação de 22 binômios (bombeiros cinotécnicos e seus cães) de 8 Estados do país. A certificação se deu por meio de quatro provas distintas, com o objetivo de avaliar a capacidade das equipes em aplicarem os cães e técnicas no serviço de busca e resgate de pessoas.

 

Um cinotécnico deve ter total controle sobre as ações de seu cão durante as operações, assim como o animal deve ser destemido e equilibrado. Para avaliar estas e outras características, a certificação iniciou com a prova de Obediência e Destreza, na área do estacionamento do Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira. Iniciada junto com a abertura do Senabom, a prova e a demonstração das habilidades dos binômios puderam receber com energia os bombeiros e demais participantes do Senabom, que chegavam ao local e já observavam o andamento das atividades.

 

Com o passar dos dias, se seguiram as provas de Conhecimentos Gerais – Orientação e Busca Terrestre, Busca Rural Diurna e Busca Rural Noturna. Nestas provas as equipes deveriam mostrar que possuem condições de se orientar com base em poucas informações da localização de vítimas, realizar buscas em uma área de 30000 a 50000 metros quadrados e encontrar até três vítimas em até 30 minutos, com o uso do cão. Tudo isso seja no calor do dia ou na escuridão da noite.

 

“Não podemos deixar que os juízes das habilidades dos cães sejam as vítimas”, cita o Tenente Coronel BM Lino do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, um dos árbitros da certificação. Esta era uma opinião constante de todos os árbitros, que com olhar rigoroso avaliaram todas as equipes, das quais foram consideradas aptas para atuar em ocorrências de busca rural:

Capitão BM Barbalho e o Cão Trovão (CBMPE)

1º Tenente Alan e o Cão Tchak (CBMSC)

Cabo BM Gerson e a Cadela Sarah (CB PMESP)

Cabo BM Fumagalli e o Cão Hunter (CBMSC)

Cabo BM Wallison e a Cadela Hanna (CBMGO)

Cabo BM Wanderley e a Cadela Venus (CBMGO)

 

A ação teve o apoio da LIGABOM – Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil.

 

Créditos: Aspirante a Oficial BM Tiago josé Domingos - 14° BBM

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193