Brusque tem primeira comandante

Pela primeira vez em 38 anos de história, uma mulher assumiu o comando da 3ª Companhia de Bombeiros Militar, em Brusque. A 2º tenente Bruna Deschamps Gelsleichter substitui o capitão Jacson Luiz de Souza durante seu período de férias e passa a ser responsável pela gerência administrativa e operacional do Corpo de Bombeiros Militar nos municípios de Brusque, Guabiruba e Botuverá, que compreendem uma população aproximada de 167 mil pessoas.
O comando foi assumido formalmente no dia 05 de outubro. Após pouco mais de 10 dias na nova função, a oficial avalia que esse período, a frete da companhia de Brusque, trará experiência no comando de companhia importante no cenário catarinense. “Ter mais contato com todos os setores da companhia é enriquecedor para a tomada de decisões. A sensação de comandar é de vivenciar algo novo, desafiador, com o sentimento de buscar sempre ser melhor”, pontua a bombeira.

Ao receber o comando temporário da 3ª Companhia, a tenente Deschamps se tornou responsável pela gestão de 67 bombeiros militares e comunitários. Um difícil desafio que conta com total apoio do comando do 3° Batalhão de Bombeiros Militar, de Blumenau. “Não tenho nenhuma dúvida de que ela irá cumprir essa missão com muita desenvoltura, resolutividade e sabedoria. O comando do 3º BBM deposita toda a confiança no trabalho desenvolvido pela oficial”, declara o major Daniel Gevaerd Muller, que atualmente responde pelo comando da unidade. A opinião é compartilhada pela soldado Andreza Amorim Moraes. “A tenente Deschamps se importa bastante com a tropa, é comunicativa e está sempre interessada em ajudar. Existem situações e fases na vida que uma mulher entende melhor e pode ajudar de forma mais efetiva”, explica.

201020202
A tenente Deschamps irá ficar no comando até 3 de novembro. Foto: Facebook/Divulgação

Em 2016, uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa aumentou de 7% para 10% o percentual de vagas femininas nos concursos públicos realizados pelas forças militares estaduais de Santa Catarina. Aos poucos, as mulheres têm conquistado seu espaço e atingido posições de destaque dentro do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Militar de Santa Catarina. “Adoro dizer que tenho uma comandante! O mundo militar foi só dos homens por muitos anos, é ótimo ver as mulheres se superando em todas as áreas. Admiro ela, sei que batalhou muito para estar onde está, é uma merecedora”, comemora a cabo Scheila Daiana Streit Fuck. “Em qualquer esfera, lute pelos seus objetivos, seja forte!”, aconselha a oficial às mulheres que almejam se tornar militares.

A tenente Deschamps tem 30 anos, é natural de São José e se formou em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Ingressou na Academia de Bombeiros Militar em 2017 e concluiu o Curso de Formação de Oficiais (CFO) no ano seguinte. Em 2019, atuou por um ano no 14º Batalhão, em Xanxerê, até ser transferida para Brusque, onde assumiu o subcomando da 3ª Companhia e a chefia do Serviço de Segurança Contra Incêndio.

Texto: Natiele de Oliveira
imagens: Arquivo pessoal/ Tenente Deschamps